Prefeitura e BNB assinam termo de parceria para realização de palestras

Formação para o Trabalho
16/05/2014 13h40
Início > Notícias > Prefeitura e BNB assinam termo de parceria para realização de palestras

Às 8h da próxima segunda-feira, 19, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, a presidente da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Gláucia Guerra, e um representante do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) assinarão, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, um termo de parceria para a realização de um conjunto de palestras com foco no empreendedorismo e na gestão financeira. As palestras que trazem o tema "Empreendedor de Sucesso", foram iniciadas no dia 11 de fevereiro e acontecem todas as terças-feiras, das 09h às 11h, no auditório do Estação Cidadania, localizado na Rua Pacatuba, 64, Centro.

De acordo com a Diretora de Empreendedorismo da Fundat, Alzira Leite, o objetivo da parceria com o BNB é fomentar e ampliar o acesso ao micro crédito, formalizando e desenvolvendo uma postura empreendedora individual. "O projeto é uma realização em parceria, de palestras informativas e oficinas de orientação em educação financeira através do Cred Amigo do BNB, um programa de micro crédito que visa atender a demanda de empreendedores em potencial sendo eles, os alunos e ex-alunos da Fundat", explica Alzira.

A palestra "Empreendedor de Sucesso" já foi realizada onze vezes e atendeu a 398 pessoas, com 12 delas em quatro grupos de processo de formação empreendedora através do CredAmigo. A diretora também conta que a palestra aborda noções de empreendedorismo e o sistema de funcionamento do CredAmigo. "Aqui eles aprendem sobre a forma de participar do micro crédito, entendendo os seus benefícios e obrigações. Além disso, o CredAmigo se dispõe a ir na casa dos interessados e passam todo o resultado para nós da Fundat", diz a diretora.

As informações transmitidas nas palestras visam reforçar a postura empreendedora e a gestão do negócio. Essa é somente uma das ações desenvolvidas pela Diretoria de Empreendedorismo, que já capacitou, desde 2013, ambulantes, feirantes, flanelinhas, e está em fase de desenvolvimento com artesãos e taxistas.

Programa Mais Renda

A elaboração de uma política de trabalho e renda exige uma grande capacidade de conhecimento do perfil e das necessidades econômicas e sociais de nossa cidade, bem como das potencialidades existentes em cada cidadão a ser diretamente atendido. Essas políticas implicam numa atuação clara, precisa e eficaz para o desenvolvimento de uma política concreta de trabalho e de geração de renda voltada às necessidades do cidadão comum. Por meio de uma ação local da Fundat, criam-se as condições para o crescimento da economia da cidade, resultando em transformações reais na melhoria de vida dos aracajuanos.

Neste contexto, foi implementado o programa estruturante Mais Renda, com foco nas ações de empreendedorismo, como capacitação de egressos de cursos de formação Inicial e Continuada - Fic voltados à geração de renda, ambulantes, feirantes, guardadores de carro, artesãos, merendeiras em parcerias com instituições renomadas nacionalmente como Sebrae, Sesi e Senac, além do apoio institucional para a formalização de Empreendedores Individuais através do CredPovo, serviço que oferece linhas de crédito voltadas para micro e pequenos empreendimentos, dando ao cidadão as condições necessárias para abrir e manter seu próprio negócio. Neste setor, os resultados também foram marcantes, de acordo a Vigilância Sanitária Municipal, pois, as fiscalizações a vendedores ambulantes pós-capacitação resultaram na apreensão zero de mercadorias nos eventos públicos, como o Forró Caju, Pré-Caju e Réveillon.