Semict atua no combate ao turismo de exploração sexual infantil

Indústria, Comércio e Turismo
16/05/2014 17h20

A Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, atendendo a uma demanda proveniente do Fórum Estadual do Turismo, recebeu na manhã de hoje, a visita da equipe da Coordenação do Programa Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.

O objetivo é somar-se aos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) para difundir ainda mais o programa com distribuição de folders ilustrativos e informativos, em que o turista tem dicas de como identificar o turismo de exploração sexual infantil e de como denunciar de forma sigilosa.

Uma vez que os CATs são portas de entrada deste segmento, nada melhor que utilizá-los para, de forma efetiva, divulgar a campanha e proteger Sergipe de ser um destino indutor do turismo de prostituição infantil. Vale ressaltar que o Estado, felizmente, não aparece nesta triste estatística, portanto o trabalho é preventivo e tem se intensificado devido às proximidades da Copa do Mundo que trará um número maior de turistas que chegam para o mundial e prossegue com a proximidade das Olimpíadas de 2016.

Para o Secretário Adjunto da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, este tipo de ação é de extrema importância para combatermos o crime da exploração sexual infantil. "Por mais que saibamos que existe uma disparidade entre nossos números comparados aos de outros estados, é importante entendermos que há uma necessidade de enfrentarmos a problemática que existe independente da sua intensidade. O objetivo é realmente erradicar, uma vez que este segmento do turismo só denigre a imagem de um destino, além de ser um crime bárbaro contra a humanidade e as famílias brasileiras e consequentemente sergipanas e aracajuanas. Enquanto órgão público, é nosso dever e obrigação promover ações de combate e prevenção e é isto que estamos fazendo", disse Fábio Andrade.

Para Maria de Lourdes Moreira de Jesus Alves, coordenadora do Programa Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, a parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Semict é importante e necessária. "Onde há menores, há a vulnerabilidade, e é por isso que estamos aqui, por conta do alto fluxo de visitantes e de crianças e adolescente. A parceria com a Semict é importante porque vem agregar valor ao Programa, no sentido de soma no combate e enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes no turismo", explicou.

Segundo a coordenadora, existem vários pontos de exploração sexual infantil em Aracaju e, quando identificados, o Conselho Tutelar é acionado primeiramente, assim como a Secretaria de Segurança Pública, que são órgãos de proteção e atendimento inicial a crianças e adolescentes e posteriormente a justiça passa a atuar, coibindo esta ação criminosa. "Nosso trabalho é preventivo uma vez que nosso Estado não está figurando no cenário nacional como sendo um destino turístico com a finalidade sexual. Mas onde há criança e adolescente há o risco, a possibilidade de acontecer esta prática, porém se a sociedade estiver orientada e atenda parta esta questão, vai saber tomar as decisões necessárias, ou seja, acionar os órgãos de proteção à criança e ao adolescente." Acrescentou Maria de Lourdes.