Conselhos participaram de caminhada contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Assistência Social e Cidadania
19/05/2014 15h46

 O Conselho Tutelar do  5 º Distrito mobilizou na tarde da última sexta feira, 16,  a comunidade  do bairro Santos Dumont para uma caminhada pelo 18 de Maio, Dia  Nacional de Luta contra  o Abuso e Exploração Sexual  de Crianças e Adolescentes.  A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira do caso da menina sequestrada em 18 de maio de 1973, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do  Espírito Santo. Seu corpo  apareceu seis dias depois carbonizado e seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

Campanhas nacionais de apoio aconteceram por todo  Brasil, tendo como símbolo uma flor, acompanhada da frase "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes", lembrando da necessidade de se resguardar o direito de meninas e meninos, crescerem de forma saudável e protegida. O Conselho Tutelar do 5 º Distrito aderiu à campanha  e mobilizou a comunidade do bairro Santos Dumont numa caminhada  que contou com  representantes dos Conselhos Municipais de Direito.

O Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) foi representado por Lijane Silva e Lara Brito que elogiaram a iniciativa. "A sociedade civil tem que estar atenta para a violação sexual infantil que acontece em todas as classes sociais", comentou Lijane Silva. O Conselho Municipal de Direito dos Idosos foi representado pela sua presidente,  Maria José  Silva Matos, enquanto o Conselho  Municipal da Pessoa com Deficiência, esteve presente através da vice- presidente, Maria Gorette Medeiros.

Durante o percurso, com a ajuda do carro de som, o Disque 100, utilizado para denúncias de abuso em todo Brasil, foi bastante divulgado. Cantores evangélicos abrilhantaram o evento com musicas gospel. O vereador Lucas Aribé, presente na caminhada,  elogiou a iniciativa. "Mobilizar a sociedade para este tema é de suma importância para  fazer valer os direitos  de um grupo vulnerável como a criança e o adolescente", declarou.   

A  Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social  ( Semfas), apoiadora do evento,  esteve  presente na caminhada  representada pela assessora técnica, Josilda  Alice  da Graça Monteiro, e a  Diretora da Assistência Social, Ângela Acácia Menezes. "A sociedade precisa entender como participar da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e se engajar nas atitudes que  promovam essa sensibilização tem sempre valor social", comentou a assessora técnica.