Programa de Publicidade e Arborização tem início na capital

Meio Ambiente
19/05/2014 18h02

O Plano de Arborização de Aracaju, lançado no dia 1º de abril, pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, já é uma realidade. A população já começa a notar as ações em prol de uma cobertura arbórea mínima de 15 m² por habitante, recomendada pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. A empresa Embrasil já plantou em rótulas e avenidas de Aracaju mudas que têm mudado o cenário verde da capital.

"Desde que o Plano foi lançado, a Sema firmou parcerias e garantiu a doação de 3 mil mudas pela Polícia Federal, mais a integração dos moradores do Condomínio Atlantic Beach I, que farão no próximo domingo um passeio ciclístico, e agora temos o início do Programa de Publicidade e Arborização em Aracaju. Os canteiros da avenida Mário Jorge e a rótula da avenida Beira Mar receberam mudas com tamanhos ideais em torno de 3 metros. Foram sombreiros e palmeiras imperiais", declarou o secretário.

O secretário acrescenta que este é só o inicio, pois outras localidades também receberão o plantio de mudas. "Temos outras importantes avenidas que vão ser beneficiadas com o plantio de mudas como as avenidas Francisco Porto, Tancredo Neves e Oviêdo Teixeira. Entre as espécies arbóreas e frutíferas que serão plantadas estão os ipês, palmeiras e mangabas do Nordeste", disse.

Segundo a analista ambiental da Sema e engenheira florestal, Emanuela Carla Santos, a sensação climática mudará nos ambientes que estão sendo arborizados. "Avenidas arborizadas representam conforto térmico, pois promovem um microclima agradável, também embelezam a cidade e permitem a aproximação da população com a natureza, proporcionando bem-estar visual", explicou a analista.

Atualmente, a cidade possui um índice de áreas verdes entre 3 e 4m² por habitante, que é bem abaixo do ideal, segundo a dissertação de mestrado da analista ambiental da Sema, Carla Zoaid. Mas, diante do avanço na execução do plano, os aracajuanos terão até 2016 uma cidade com maior cobertura arbórea.