Visando ampliar os campos de qualificação profissional do aracajuano, a Fundação Municipal de Formação do Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), firma uma nova parceria. Desta vez com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), uma das instituições pertencentes ao Sistema "S".
Esta parceria oferece ao aracajuano o primeiro curso profissionalizante de Preparador de Pescado, com carga horária de 200 horas e ministrado por instrutores do Senar. O curso iniciou-se na última segunda-feira, 19, na Unidade Socioeducativa (USE) do povoado Mosqueiro, extensão do Cras Antônio Valença Rollemberg, localizado no bairro Coroa do Meio. O objetivo do curso é qualificar para o mercado de trabalho aqueles que já têm a prática do pescado e os que desejam ingressar nesta área.
Um dos instrutores do curso, Gilvan Azevedo, explica que a formação será dividida em duas partes. Na primeira, o instrutor trará noções sobre Empreendedorismo Rural e na segunda, através da orientação de uma gastrônoma, os alunos entrarão em contato com a prática da preparação de pescado, desde o corte, manejo e conservação, até a culinária.
"Neste primeiro momento, vamos aprender as características do comportamento empreendedor, essenciais para que se obtenha sucesso nos negócios. Além disso, trabalharemos com noções de planejamento e gestão dos negócios e com pesquisas, como a de mercados consumidores e concorrentes, passando por noções de trabalho coletivo", explica o instrutor.
A aluna Maria Eliane Menezes é filha de pescador e, desde pequena, aprendeu a pegar mariscos e crustáceos e a preparar peixes. Ela conta que se interessou pelo curso por causa da sua paixão por peixe. "Neste curso, desejo aprender a fazer pratos que envolvam peixes, pois, no futuro, pretendo trabalhar na área ou tentar abrir um negócio," diz Maria Eliane.
As irmãs Rivaneide e Rivanúcia dos Santos, filhas de pescadores, há muito trabalham na produção e venda de pescado. Elas desejam aprofundar os seus conhecimentos na área para melhorar a ocupação a que se dedicam. "Trabalhamos pescando e preparando os peixes para vendê-los de porta em porta. Neste curso espero aprender formas diferentes de manusear o peixe e pratos típicos para que, quem sabe, no futuro, montemos um restaurante", conta Rivanúcia.
Para a interlocutora dos cursos Pronatec, Eliscleide Barreto, a chegada deste novo curso trouxe uma expectativa bastante diferenciada, pois ele ainda não fazia parte da grade de cursos da Fundat. "Estamos muito felizes em sermos parceiros do Senar e esperamos que esta pactuação continue e renda bons resultados através da implementação de novos cursos", diz.
A assistente técnica do Senar, Rejane Santana, chama a atenção para a grande variedade de conhecimentos que serão obtidos durante o curso e para as oportunidades que geradas. "Este curso é uma ação conjunta do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), Prefeitura de Aracaju, Fundat e Senar, e possibilita a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda, através de conhecimentos específicos e variados relacionados ao manuseio qualificado do pescado", explica Rejane.