Alunos do Colégio Estadual Marco Maciel recebem orientação sobre coleta seletiva

Serviços Urbanos
21/05/2014 11h59

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) desenvolve em todos os bairros de Aracaju o serviço de limpeza e conservação de logradouros públicos. Mas, para manter uma cidade limpa, é necessária a colaboração de todos, poder público e população. Para cumprir seu papel e fazer esse alerta à comunidade, além dos agentes de limpeza que trabalham diariamente nas ruas, a Emsurb também leva a campo agentes e educadores ambientais que orientam a população sobre como cuidar melhor do meio em que vivemos.

Foi o que aconteceu no Colégio Estadual Ministro Marco Maciel, no bairro 18 do Forte. Alunos com idade entre 14 e 17 anos assistiram a palestra proferida pelo diretor de controle operacional da Emsurb, Robert Willyam, e a apresentação teatral sobre coleta seletiva encenada pelos agentes do projeto "Cidadão Consciente, Cidade Limpa".

"Essa ação é importante porque a gente consegue trazer aos jovens a responsabilidade que é manter a cidade limpa. Nesta idade as crianças estão em processo de formação educativa e nada mais justo do que vir e abordar a consciência ambiental dentro da escola para construir cidadãos mais responsáveis", ressaltou Robert William.

A diretora da escola, Adriana Hora Santos, explicou a motivação da iniciativa. "Para a gente é de suma importância esta ação aqui dentro da escola. Resolvemos entrar em contato com a Emsurb para fazer essa abordagem após uma servidora perceber que as alunas estavam descartando lixo de maneira inadequada no banheiro feminino. Compramos os coletores de coleta seletiva para instalar na escola, mas é importante essa sensibilização para que os alunos entendam como funciona a coleta seletiva", afirmou ela.

Outro benefício da ação educativa é a continuação da propagação do conhecimento mesmo após a atividade in loco. "Este jovem cidadão leva pra dentro de sua casa a informação que obteve aqui, comenta com amigos e familiares, e isso faz com que o tema seja discutido mesmo fora da escola e ajude, pelo menos, a fazer com que mais pessoas reflitam sobre maus hábitos e quem sabe até modificá-los, que é a nossa intenção", destacou Willyam.