Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Liberdade estiveram na manhã de hoje, 22, na sede da Secretaria da Saúde de Aracaju, no bairro Siqueira Campos. O objetivo foi concluir mais uma etapa da oficina terapêutica que ensinou aos usuários a confeccionar trufas de chocolate como forma de geração de renda e reinserção no mercado de trabalho.
Bastante entusiasmado, em poucos minutos o grupo de usuários mostrou habilidade de interagir com os funcionários da secretaria, negociando e vendendo todas as trufas produzidas. Para muitos deles, concluir o trabalho foi um momento de realização pessoal. É o caso da usuária Maria do Carmo Melo que agora pretende continuar com a produção dos chocolates. "Adorei a experiência. Agora penso, em breve, abrir uma cooperativa com os colegas para nos reunirmos, fazer e vender as trufas", afirmou.
A terapeuta ocupacional, Rafaela Santos, conta que, além de ensinar a preparar trufas, a oficina estimulou os participantes a superar desafios, como aperfeiçoar as habilidades cognitivas de interação social. "Trabalhamos não só com o objetivo de prepará-los para ter uma fonte de renda, mas também estimulando a reinserção social", destacou.
A terapeuta acrescenta que lidar com a produção das trufas também permitiu demonstrar para os usuários os benefícios do cuidado pessoal, da higiene pessoal, que são aspectos observados pelos clientes na hora da venda dos produtos.