A Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) realizou na manhã desta terça-feira, 27, mais um Curso de Formação Continuada para Cuidadores. O evento, que ocorreu no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe), teve como palestrante a psicopedagoga Nielza da Silva Maia.
A coordenadora de Educação Especial, Jailma Rezende da Costa Santos, informou que a principal finalidade do curso é acompanhar o trabalho desenvolvido pelos cuidadores nas escolas junto aos alunos, público-alvo da educação especial. "Mensalmente ocorre esse encontro para que possamos repassar informações de como cuidar do estudante especial", enfatizou.
Ela disse que os cuidadores foram contratados por meio de um processo seletivo e todos possuem formação acadêmica de nível superior (universitária). "Os cuidadores fazem também um trabalho de acompanhamento da higiene, alimentação, locomoção e dão apoio pedagógico porque esses alunos são os mais comprometidos pelo autismo, paralisia cerebral e transtornos", explicou.
O curso já promoveu encontros com fonoaudiólogos e psicólogos que ministraram palestras. "A função de cuidador é de muita importância porque ela é um suporte para o professor incluir o aluno na educação. Diante dessa constatação, temos percebido que os cuidadores estão sendo muito requisitados pelas escolas da rede municipal. Por isso, a Semed investe nos cursos de formação continuada", avaliou.
Jailma Rezende concluiu observando que, diante dessa importância, a secretária da Educação de Aracaju, Marcia Valéria Lira Santana, e o diretor do Departamento de Educação Básica, Denisson Santana Ventura, estão primando pela função do cuidador nas escolas e apoiando todas as iniciativas na área da formação continuada.
Formação é uma necessidade
A palestrante do curso, Nielza da Silva, mestre em Educação, disse que a formação continuada é uma necessidade para os cuidadores porque eles trabalham com alunos dependentes, como cadeirantes, autistas, enfim, crianças comprometidas com necessidades. "Hoje vamos focar a ética profissional de como lidar com os alunos e suas famílias", destacou.
Ela informou que seria tratado também o tema ligado a psicologia infantil. "Um aspecto que tem que ficar claro para os cuidadores é que cada aluno é diferente, embora tenham muitas semelhanças, por isso, é muito importante saber lidar com as diferenças", explicou, acrescentando que o cuidador se forma em serviço.
Avaliação do cuidador
Formada em Psicologia, Mônica Regina Trindade Santos, exerce a função de cuidadora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tenisson Ribeiro. Ela disse que resolveu ser cuidadora porque quis colocar em prática junto às crianças com necessidades especiais o que aprendeu na universidade no curso de psicologia. "Para mim tem sido uma experiência maravilhosa", garantiu.
Por outro lado, ela afirmou que as famílias deveriam trabalhar mais juntas com a escola para que houvesse uma interação maior para resultar no progresso e desenvolvimento do aluno. "É preciso dar continuidade no lar ao que fazemos na escola, na sala de aula. Dessa forma, o progresso das crianças se torna bem mais consistente e eficaz", avaliou.