Na manhã de ontem, 26, a equipe da Central Recicle compareceu à sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) para conhecer o setor de Educação Ambiental, onde eles firmaram parceria.
Segundo o presidente da Central Recicle, Adriano Santos, essa parceria com a Sema fortalecerá a implementação da coleta seletiva de Aracaju.
"O principio de tudo é a Educação Ambiental, pois trabalha com a mudança de uma cultura e motiva as pessoas a fazerem o trabalho de coleta seletiva. Nós percebemos que uma das coisas que o poder público não tem trabalhado ainda, é essa questão da Educação Ambiental voltada para a gestão dos resíduos sólidos", ressaltou o presidente.
O presidente esclarece ainda que a nova política nacional aborda a questão das responsabilidades compartilhadas para a gestão dos resíduos sólidos
"A educação Ambiental vem para dar esse respaldo e essa responsabilidade à população. Separar o seu resíduo, fazer a pré-seleção e na hora do descarte saber para onde vai o seu resíduo, é um ponto que tem sido trabalhado. Nós estamos buscando integrar o trabalho da Sema de Educação Ambiental com o nosso. É importante essa parceria, pois temos um diálogo comum, o de buscar atender a população da melhor forma possível ", disse Adriano.
A psicóloga que trabalha na área de subeixo dos projetos da Educação Ambiental da Sema, Elze Valois Faccioli, confirmou a importância da educação ambiental nas práticas ambientais, principalmente, na formação cultural da criança.
"As crianças são peças fundamentais no projeto que estamos trabalhando. A garantia de recursos naturais e gerações futuras é nossa pauta inicial para as atividades nas comunidades. São projetos implementados em escolas do município, desde a primeira idade escolar ao adulto. Nós estamos priorizando as crianças, pois temos alguns projetos que são específicos, como o Guardião Ambiental Mirim. Acreditamos que a criança é peça fundamental, pois são os verdadeiros educadores, uma vez que eles são mobilizadores em seus lares" salientou Elze.