Na busca incessante por um transporte de qualidade para a população sergipana, aconteceu na noite desta quinta-feira, 29, o XV Encontro Nacional do Transporte Alternativo. O evento foi realizado pela FENATRAL (Federação Nacional dos Permissionários, Autorizatários e Trabalhadores Autônomos do Transporte Público Alternativo, Opcional, Complementar e Suplementar). A abertura do evento foi prestigiada pelo prefeito em exercício, Vinícius Porto, que recebeu a Comenda Mérito Transporte Alternativo, homenagem oferecida ao prefeito João Alves Filho, que se encontra em viagem oficial.
O evento acontece até o dia 31, no Hotel Prodigy Beach Resort e Conventions, localizado na Barra dos Coqueiros. O encontro coincidiu com o aniversário de 18 anos da Coopertalse, que sempre foi considerada modelo em termos de atendimento à população sergipana. Este encontro discute, além do transporte de qualidade para a população, a possibilidade de trazer uma linha de crédito, junto ao Governo Federal, para que os trabalhadores dessa área possam ser beneficiados.
Para o prefeito em exercício, Vinícius Porto, "o encontro vem tratar de um assunto que faz parte do dia a dia da nossa cidade, que é a qualidade do transporte alternativo, um transporte que tem grande alcance para a nossa cidade e estado como um todo. Hoje represento o Prefeito João Alves e fico muito satisfeito em discutir um assunto tão importante para a nossa população," reforça.
Com 250 veículos circulando por todo o estado de Sergipe, a Coopertalse virou referência de uma luta iniciada em 1994, em busca da legalização do transporte alternativo. Em 1996, no Governo de Albano Franco, as reivindicações foram atendidas e passaram a circular devidamente legalizados.
Segundo o ex-governador, Albano Franco, o transporte alternativo é fundamental para a sociedade sergipana, porque é através deles que a população se movimenta, principalmente no transporte intermunicipal realizado pela Coopertalse. "Me sinto muito feliz essa noite, pois tive a coragem cívica de regulamentar o transporte alternativo e por termos sido os pioneiros. Tive a coragem e hoje vemos os resultados mostrando que foi uma decisão acertadíssima e que a nossa população foi a mais beneficiada. Além da contribuição e colaboração com estes guerreiros que enfrentam essa luta nas estradas," conclui.
"A legalização do transporte alternativo mudou a vida de muitos pais de família, que dependiam do trabalho nas suas topics. Hoje é uma grande vitória ter pessoas de todo Brasil na nossa cidade, e ficamos muito satisfeitos em ouvir os colegas relatando que a Coopertalse é uma das mais organizadas do Brasil," relata Valdenez Ferreira, Diretor- Presidente da Coopertalse.
"Entre os assuntos discutidos, temos como ponto principal a capacitação de motoristas e cobradores, isso é o principal para tratar bem a população e dar qualidade ao atendimento. Eu costumo dizer que o povo é nosso patrão e eles merecem o melhor", afirma Expedito Bandeira, Presidente da FENATRAL.