Na última quinta-feira, 29, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), finalizou o curso profissionalizante de Organizador de Eventos. Inserido no eixo Mais Qualificação da Fundat, o curso pertence ao Pronatec Copa, programa que visa capacitar profissionais para os setores do turismo, da hospitalidade e do lazer, em virtude da proximidade dos eventos esportivos que trarão muitos turistas ao país e da importância destas áreas para a economia de cidades e estados.
O curso possui uma carga horária de 180 horas e foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), uma das instituições que integram o Sistema ‘S'. Iniciadas no dia 19 de março, as aulas ocorreram na Unidade de Qualificação e Produção (UQP) da Fundat do bairro Porto D'Antas e reuniu não só interessados em ingressar no mercado de organização de eventos, mas também pessoas que já desempenham a função, com o desejo de aperfeiçoarem o serviço já realizado.
A instrutora Wener Brasil, que ministrou a disciplina de Planejamento e Organização de Eventos, explica que esta matéria foi uma das mais importantes, pois ela trata da essência do curso. "Neste módulo, vimos os tipos de eventos e seus respectivos gêneros, além do planejamento e orçamento. Através das aulas eles descobriram que podem trabalhar não só em agências de eventos, mas também em produtoras e cerimoniais. E além de organizarem eventos comuns, como aniversários e casamentos, eles podem trabalhar na organização de congressos e festivais. Nesta área também há a possibilidade de empreender seu próprio negócio", explica a instrutora.
Aperfeiçoando os serviços
A aluna Danielle Macedo que já atua no mercado de organização de eventos artísticos e cerimoniais, diz que o curso possibilitou alcançar uma maior experiência na área. "Esta disciplina foi impactante e me permitiu alcançar novos conhecimentos que aplicarei no meu trabalho. Também me fez pensar na possibilidade de empreender como uma empresa jurídica, já que ainda atuo como pessoa física", explica Danielle.
O aluno Rubem Haniel Tavares, trabalha decorando eventos com balões e conta que aprendeu sobre a parte administrativa de um evento e como organizá-lo de maneira mais consistente. "O curso foi muito proveitoso em dois eixos fundamentais, expandiu meus conhecimentos e minha vontade de ampliar os meus serviços na área", diz Rubem.
Planejando o futuro
A instrutora Wener espera que eles desenvolvam os conhecimentos adquiridos no curso, tanto no mercado de trabalho, quanto de maneira empreendedora e individual. "É importante que eles tracem metas, sabendo onde desejam chegar e em que segmento se especializar", aconselha.