Diário de Classe Eletrônico é apresentado aos funcionários da Fundat

Educação
30/05/2014 10h59
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Funcionários do setor de Informática da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), conheceram na tarde desta quinta-feira, 29, o projeto Diário de Classe Eletrônico, uma ação desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), que visa potencializar as atividades educacionais em sala de aula. A reunião entre os órgãos públicos aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada (Ceafe).

Antônio Porto, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, avaliou a reunião como produtiva. "A Fundat nos procurou para conhecer o nosso trabalho relacionado ao Diário de Classe Eletrônica, considerando o interesse em comum entre as atividades escolares e os cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos pelo órgão. A ideia, além de simplesmente apresentar o projeto, é também compartilhar apoio tecnológico de maneira recíproca", disse.

O coordenador de Tecnologia da Informação da Fundat, Roberto Silva, pontuou as principais necessidades do órgão em relação ao uso da plataforma do Diário de Classe Eletrônico. "Existe sim o interesse em comum entre a Fundat e a Semed no que se refere a esse projeto. A Fundação atualmente oferece diversas opções de cursos, com centenas de professores e milhares de alunos. Estamos à procura de um programa para computador - software - que possa nos dar os subsídios necessários para gerenciar e controlar todas as informações produzidas", explica.

Diário de Classe Eletrônico

No dia 27 de setembro de 2013, foi lançado o Programa de Tecnologia e Gestão das Escolas (Protege), um sistema de gestão escolar que promove a interatividade entre gestores, professores, alunos e pais. Inserido no Protege, está o projeto Diário de Classe Eletrônico, considerado a principal ação de desenvolvimento educacional a partir do uso de dispositivo móvel - tablet.

A apresentação do projeto aos funcionários da Fundat ficou a cargo de Walter Leite, coordenador de Tecnologias Educacionais da Semed. "Estamos implantando o projeto aos poucos e começando a colher os frutos. O resultado disso tudo é que teremos mais produtividade, controle, apoio a decisões e integração da rede de ensino com menor custo operacional", revela. O diferencial, de acordo com Walter, é o acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece nas unidades de ensino. "Teremos um coleta automática de dados das escolas públicas municipais, apresentando uma visão gerencial mais sólida em diferentes níveis do sistema educacional", pontua.