Guarda Municipal participa do Projeto Todos pela Paz

Guarda Municipal
30/05/2014 11h34
Início > Noticias > 59319

Na quinta-feira, 29, uma série de intervenções marcou o dia dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo Neves. Os integrantes do Programa Anjos Azuis da Guarda Municipal fizeram parte do projeto Todos Pela Paz, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ação consiste em juntar parceiros para conscientizar os estudantes sobre determinado tema.

Nesta ação o tema escolhido foi "depredação do patrimônio público". Para falar com as crianças, os Anjos Azuis nas Escolas apresentaram uma pequena palestra sobre a escola que temos e a escola que queremos, ilustrando com imagens que contrastavam prédios depredados e limpos. Os alunos também assistiram a um vídeo sobre boas maneiras, para aprenderem como tratar melhor seus colegas e professores.

Évila Vitória de Souza Melo, 9, aluna do 4º ano assistiu a palestra com atenção e mostrou que aprendeu a lição. "É importante não bagunçar a escola para ter um ambiente melhor, brincar melhor e também para ninguém brigar com a gente. Queria ver a escola mais bonita, reformada", contou a menina. Logo após a exposição, os alunos se divertiram e interagiram com o circuito esportivo que os Anjos Azuis montaram.

O teatro de bonecos da Guarda Cidadã também trouxe para as crianças uma mensagem contra a destruição das escolas. Na estória apresentada as crianças Alice, Zequinha e Carlão chegam para o primeiro dia de aula. Durante o intervalo Carlão convence Zequinha a "fazer desenhos" na escola e acabam parando na diretoria. Os guardas municipais que faziam rondas no colégio explicam aos garotos que pichação é crime, além de destruir um patrimônio que é deles.

Atenta a tudo que foi encenado, Júlia Vitória dos Santos, 8 anos, se divertiu com os bonecos e também assimilou a mensagem do grupo. "Aprendi que não pode pichar a escola, nem jogar lixo no chão e nem sujar. Quando meus colegas forem fazer alguma coisa vou ajudar e dizer que não pode", disse a menina.

Uma das professoras do colégio, Sandra Augusta de Oliveira Lobo, enfatizou como a conscientização pode ajudar a manter a escola sempre limpa. "É bom falar com eles para conscientizar, porque muitas vezes eles veem um pouco de bagunça e querem fazer também. No começo do ano as paredes estavam todas pintadas, aí o pessoal começou a rabiscar e todos quiseram rabiscar também. Sempre procuro limpar com eles as carteiras, já que nós temos que fazer a nossa parte", disse.