Sema realiza diagnóstico socioambiental na avenida Cecília Meirelles

Meio Ambiente
30/05/2014 14h13
Início > Notícias > Sema realiza diagnóstico socioambiental na avenida Cecília Meirelles

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) realizou na manhã de ontem, 29, o cadastramento socioambiental de casas em ocupação irregular de área de união, situada à Avenida Cecília Meirelles, no bairro Inácio Barbosa. As casas foram construídas em Áreas de Preservação Permanente (APP) no estuário do Rio Poxim e, desde o dia 24 de fevereiro, o caso tramita no Ministério Público Federal (MPF).

"A ação foi feita atendendo a requisição do MPF que no procedimento administrativo entendeu necessária a realização de um diagnóstico socioambiental a ser coordenado pela Sema a fim de viabilizar a regularização fundiária do local", explicou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

Na ação, estavam presentes os órgãos municipais, Emurb e Seplan. "O cadastro correu de forma tranquila e os moradores colaboraram. Tivemos o acompanhamento da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo e Secretaria Municipal de Planejamento. A Seplan fez o levantamento físico junto à Sema. Já a Emurb fez o cadastro do local com avanço de 15 metros do mangue, ou seja, da linha de proteção", informou o diretor do Departamento de Controle Ambiental da Sema (DCA), José Rosa Felipe Filho.

A Sema enviou ao local uma equipe de dez analistas e técnicos ambientais para a realização do diagnóstico. Por sua vez, a Seplan enviou quatro servidores lotados no Departamento de Desenvolvimento Urbano (DDU), Mateus de Oliveira Santos (coordenador), Rosa Lisboa, Aline Santana e Larissa Tereza. A Emurb estava representada pelas arquitetas Monize Barreto e Heertha Dantas.