Fundat reforça indicadores positivos no mês de maio

Formação para o Trabalho
02/06/2014 13h01
Início > Notícias > Fundat reforça indicadores positivos no mês de maio

Uma cidade só se desenvolve através da educação e da profissionalização dos seus cidadãos. Com este propósito, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) se dedica à formação dos aracajuanos e à geração de renda, tanto a partir da inserção no mercado de trabalho, quanto através do incentivo ao empreendedorismo. Para garantir a efetividade das ações, mensalmente a Fundat reavalia seus números e reforça suas prioridades.

No mês de maio, os números acumulados pela Fundat chegaram a montantes muito positivos e que se somam aos serviços realizados pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), setor ao qual a Fundat se vincula para auxiliar o desenvolvimento dos aracajuanos. As ações da Fundat se dividem em três grandes eixos: Mais Formação, Mais Trabalho e Mais Renda.

Mais Formação

O eixo da formação, que inclui cursos livres e profissionalizantes, alcançou quantidades muito significativas em maio. Os cursos profissionalizantes, que pertencem ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e que são ministrados por instituições do Sistema "S" e pelo Instituto Federal de Sergipe, alcançaram, até o mês de maio, o número de 4.157 vagas ofertadas. Os cursos livres, voltados para a geração de renda de maneira imediata, ofereceram apenas em maio 288 vagas em cursos de diversas áreas, com destaque para o artesanato e a culinária.

Mais Trabalho 

Pelo eixo mais trabalho, os alunos egressos em cursos da Fundat e qualquer outro cidadão aracajuano é encaminhado para o mercado de trabalho através da Agência do Trabalhador. O diferencial da ação realizada pela agência é o sistema de parceria com as empresas, a fim de compreender melhor as demandas do mercado e procurar garantir, não só o encaminhamento, mas a contratação e a permanência na vaga.

Até o dia 27 do mês de maio, a agência encaminhou 1.473 aracajuanos, contribuindo para totalizar os 7.258 cidadãos encaminhados este ano. Até a data em destaque, a agência também estabeleceu parceria com 32 empresas e emitiu 67 Carteiras de Trabalho. 

Mais Renda

O programa Mais Renda se dedica ao incentivo de práticas empreendedoras para os que querem iniciar um negócio ou incrementar um já existente. Através do CredPovo, o micro e pequeno empreendedor recebe orientações de como abrir e manter sua pequena empresa. Para isso, técnicos da Fundat recebem ou visitam os interessados, elaboram projetos e os encaminham para instituições financiadoras. Durante o mês de maio, o CredPovo atendeu 280 pessoas e está acompanhando mais de 110 mil reais em empréstimos em bancos parceiros.   

Por este eixo, ainda são realizadas palestras e cursos de qualificação, direcionados ao estímulo do empreendedorismo e do planejamento financeiro. Até esta data, mais de 650 pessoas foram atendidas pela palestra Administre seu dinheiro de forma consciente, oferecida em parceria com o Banco do Nordeste. Na primeira semana útil de maio foram retomadas as capacitações para vendedores-ambulantes que atuam em Aracaju, alcançando o total de 306 qualificados.