Oficina de Oito Baixos agrada sanfoneiros

Cultura
03/06/2014 17h27

A abertura oficial do XIII Fórum do Forró acontecerá amanhã, mas a oficina de "Sanfona de Oito Baixos", ministrada pelo sanfoneiro Luizinho Calixto começou dia 02 e vai até o dia 06 de Junho data de encerramento do Fórum, quando ele se apresentará com o irmão, Zé Calixto um dos quatro forrozeiros homenageados nesta edição. A atividade está sendo realizada na Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju).

Luizinho Calixto que é uma das maiores referencia da sanfona de oito baixos, fala um pouco sobre como está sendo oferecer o curso pela primeira vez em Sergipe. "É muito importante passar para outros sanfoneiros algumas técnicas que desenvolvi durante todos esses anos de estudo", diz.

Para o musico e compositor Tonho Bastinho, que faz parte da oficina, a iniciativa da criação deste curso, vem a agregar um valor para todos que dele participam. "Estou achando maravilhoso poder fazer parte do grupo de alunos, pois sempre fui muito fã da sanfona de oito baixos e conheço o trabalho de Luizinho e Zé Calixto há muito tempo", comenta.

"É muito importante e interessante uma oficina como esta, não só para fortalecer a nossa cultura, mas também para criar multiplicadores desta técnica", complementa Lucas Campelo, musico da Orquestra Sinfônica de Aracaju, aluno da oficina.