Servidores da Saúde de Aracaju são vacinados contra gripe

Saúde
04/06/2014 14h00
Início > Noticias > 59403

Na manhã desta terça-feira, dia 4, foi a vez de cerca de 350 servidores lotados na sede da Secretaria da Saúde de Aracaju serem imunizados contra a gripe. Um ponto de vacinação foi montado próximo ao setor de gestão de pessoal do órgão, para que os funcionários recebessem a vacina contra o vírus Influenza H1N1, causador da gripe.  

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju, Raulinna Gomes, explica que nos próximos dias, os trabalhadores do Hospital Universitário (HU) também receberão a imunização.  “A campanha de vacinação em Aracaju hoje atinge a marca de 62,84% da meta estimada pelo Ministério da Saúde”, destacou.

Raulinna Gomes reforçou que a vacina contra gripe foi instituída nacionalmente desde 1999 pelo Ministério da Saúde (MS) e possui eficácia comprovada por diversos estudos científicos.  “Atualmente vacinar é um cuidado essencial com a saúde de idosos, gestantes, crianças menores de seis anos, doentes crônicos e profissionais da saúde. A vacinação contra gripe é indicada, sobretudo nos períodos com clima propício à circulação do vírus, como os meses onde há uma variação constante entre períodos de chuvas e de sol”, explicou.  

Vacinação nos postos

A coordenadora acrescenta que as campanhas contra gripe e também sarampo prosseguem nas Unidades de Saúde da Família da capital sergipana, até atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.  “Quem pertence aos grupos alvos e ainda não foi vacinado pode receber a vacina que segue disponível em todas as Unidades de Saúde da Família da capital. A vacinação nas unidades acontece enquanto durarem as doses no estoque”, orienta.

A vacina contra a gripe Influenza é indicada para gestantes, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, crianças entre seis meses e cinco anos, doentes crônicos e puérperas (mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias). Já a vacina contra Sarampo é indicada para crianças com seis meses e menos de cinco anos de idade.