A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), tem trabalho incessantemente para o conforto e bem estar dos cidadãos. Serão instalados novos abrigos de ônibus, o ponto de táxi da Atalaia será reformado e chegarão mais 30 ônibus novos da viação Modelo.
A instalação dos novos abrigos se dá diante da necessidade de proporcionar melhores condições de espera aos usuários do transporte público, em especial, com relação às condições climáticas. O material dos novos abrigos protege a pessoa da chuva e do sol, trazendo informação das linhas e rotas dos ônibus que por ele passam.
Até o momento, já foram instalados 71 abrigos e mais 70 começarão a ser colocados. "Todos eles têm as mesmas características, iluminação, material térmico, espaço de cadeirante, entre outras", explicou Francisco Navarro, diretor de planejamento e sistemas da SMTT. Os novos abrigos serão instalados nas regiões periféricas da cidade, como no Santa Maria, na Euclides Figueiredo, na Mariano Salmeron, e também no centro da cidade e no bairro Santo Antônio.
Já os antigos abrigos da Beira Mar, que possuíam um formato parecido com asas, serão reformados e transformados em pontos de táxi. "A gente vai licitar agora e só depende de liberação de recursos. Cada estrutura é uma asa e são dois abrigos colados, temos a opção de usar separado ou fazer uma inversão, ficar uma asa fechada", disse Navarro. A inversão é necessária porque do jeito que estava quando chovia escorria água e molhava quem estava esperando. Além disso, vai dar um tratamento químico e mudar a cor do abrigo. Eles serão instalados em pontos estratégicos da cidade, que vão ser definidos em comum acordo com a Prefeitura.
Um novo Terminal de Táxi da Atalaia, uma reivindicação antiga do sindicato dos taxistas, será construído, com nova pintura, acabamento, um espaço maior na parte do banheiro e lavatório, além de recuperar o teto que estava destruído.
Gerson Ferreira da Silva, vice-presidente e relações públicas do Sindicato dos Taxistas, afirmou estar muito feliz com a obra. "O ponto da Atalaia foi uma reivindicação na gestão anterior, as autoridades queriam arrancar aquele ponto de qualquer maneira. Mas agora será construído um abrigo com responsabilidade e esperamos ansiosos e estamos satisfeitos com essa obra. Acreditamos que será feito o que administração prometeu. É preciso conforto para o taxista no ponto. Foi um compromisso que João Alves firmou com a categoria e o sindicato, que ia remodelar o ponto e que não ia tirar ele dali", explicou.
Finalmente, chegarão mais 30 novos ônibus da viação Modelo que irão beneficiar a população sergipana. Os novos veículos para o transporte coletivo serão entregues no próximo dia 18. No total, em apenas um ano, a Prefeitura entregou 240 ônibus aos cidadãos, sendo 147 em substituição à frota da VCA, e 93 como reforço para a frota do transporte coletivo.