Fundat e Senai abrem 538 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Formação para o Trabalho
06/06/2014 13h41
Início > Notícias > Fundat e Senai abrem 538 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Novas oportunidades de qualificação foram disponibilizadas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). São mais de 500 vagas de cursos profissionalizantes, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A Fundat é um órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas).

As inscrições serão iniciadas na segunda-feira, 9, e podem ser realizadas na sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, nº 104, Centro ou nas Unidades de Qualificação e Produção da Fundat dos bairros Coroa do Meio I e Porto D'Antas, além da Unidade do conjunto Jardim Esperança.

Os interessados devem estar munidos com as cópias do documento de identidade, CPF, número de inscrição do CadÚnico, comprovante de residência e declaração de formação escolar ou nível de escolaridade. A carga horária mínimas das qualificações é de 160 horas, com início para o mês de julho e a idade mínima exigida para os cursos é de 16 anos.

Cursos

As formações incluem cursos muito concorridos e com grande demanda de mercado. Para o setor de construção civil, por exemplo, foram disponibilizadas três turmas do curso de Pintor de Obras (90 vagas) e uma turma de Mestre de Obras (30 vagas). Também muito concorridos são os cursos de Eletricista instalador predial de baixa tensão (20 vagas) e de Torneiro mecânico, que também oferece três turmas (48 vagas).

O setor de Tecnologia da Informação oferece quatro turmas de Operador de Computador (120 vagas) e uma turma de Montador e reparador de computadores (15 vagas). No setor de Têxtil e Vestuário, por sua vez, estão disponíveis três turmas de Costureiro (60 vagas) e duas turmas de Operador de Máquinas de Corte de Roupas (40 vagas). Ainda há vagas para duas turmas de cursos de Promotor de vendas (70 vagas), uma turma de Auxiliar de pessoal (30 vagas) e uma turma para o curso de Confeiteiro (15 vagas).