Uma palestra promovida pelo Núcleo de Prevenção e Acidente (Nupeva) da Saúde de Aracaju mobilizou moradores do bairro Farolândia para debater sobre violência contra o idoso. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6, no Centro Pastoral Nossa Senhora Aparecida e reuniu cerca de 35 cidadãos inscritos no grupo de convivência "Conto Conosco".
O grupo é uma iniciativa mantida pelo trabalho da equipe de assistentes sociais da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco. A ação conta com a parceria da Universidade Tiradentes e do Centro Pastoral. Os encontros promovidos pelo grupo reúnem semanalmente moradores da Farolândia maiores de 60 anos, ofertando ações como aulas de atividades físicas, além de palestras sobre saúde e bem estar.
Mobilização contra violência
Durante o debate de hoje, a técnica do Nupeva, Lidiane Gonçalves, reforçou que a Violência Contra o Idoso é, muitas vezes, manifestada por familiares e até mesmo no próprio lar da pessoa idosa. "Os abusos podem ser desde maus tratos físicos a agressões psicológicas. Como os agressores muitas vezes são também familiares da vitima, é fundamental que a pessoa conheça seus direitos e imponha os limites. Sempre que necessário o idoso pode buscar ajuda do poder público", enfatizou.
Lidiane Gonçalves também afirmou que a palestra ministrada é uma forma de somar forças pelo próximo dia 15 de junho, data que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Ao fim do encontro aconteceu sessão de arte-terapia com argila, ministrada por técnicos da Saúde de Aracaju.