A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) concluiu nesta sexta-feira, 6, a entrega de 11.896 quilos de alimentos a 16 instituições filantrópicas que prestam serviços socioassistênciais. Foram contempladas entidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão, cabendo a cada uma delas 743,5 quilos de alimentos variados como açúcar, arroz, feijão, flocos de milho e macarrão.
A entrega dos alimentos é fruto da parceria entre a Prefeitura de Aracaju e a TV Sergipe para a realização do concurso de quadrilhas juninas "Levanta Poeira", bem como da parceria entre a PMA e a Federação Sergipana de Futebol (FSF) durante o jogo Sergipe x Confiança, durante as comemorações do aniversário de Aracaju.
Cada uma das 16 instituições recebeu 252 quilos de açúcar, 206 kg de arroz, 75 kg de feijão, 198 kg de flocos de milho e 12,5 quilos de macarrão. "Graças a Deus vamos ter algo para dar aos pais dos nossos usuários na festa de São João. A doação chegou no momento certo, porque não tínhamos nada para repassar a eles", declarou emocionada a presidente da Associação Sergipana de Equoterapia, que assiste a 70 pessoas com deficiências física, neurológica e motora, entre crianças e adultos. Segundo ela, 90% dos usuários são de famílias pobres.
A emoção de receber tantos alimentos de uma só vez também contagiou Almir do Picolé. A sua creche foi uma das contempladas com os 743,5 quilos de gêneros alimentícios, que irão parar na mesa das famílias das crianças. "Desses alimentos farei cestas básicas para distribuir com os pais. Agradeço a prefeitura de Aracaju e, em especial a Dona Selma Mesquita, bem como à TV Sergipe e a FSF por esta doação, que vai ajudar as famílias carentes", disse Almir do Picolé, que há 25 anos atua no campo social, voltado para a criança. A Creche Ação Solidária Almir do Picolé atende a 88 crianças e emprega 31 funcionários.
A Casa de Acolhimento para Morador de Rua do Ministério Integrar, sob o comando do Pastor Daniel Fortes, também foi contemplada. "A doação representa muito porque não recebemos verbas públicas - já que o regimento não permite -, e como trabalhamos com pessoas que vivem nas ruas, temos uma despreza grande com alimentação. Portanto, os alimentos são muito bem vindos", disse Daniel Fortes, agradecendo a Prefeitura de Aracaju, a TV Sergipe e à FSF.
Para a secretária municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, as doações significam a partilha do pão com os irmãos que precisam. "Para nós é uma alegria muito grande poder contribuir para minimizar a fome de quem precisa e ainda ajudar as instituições naquilo que mais lhes custa, que é a alimentação diária dos seus usuários", declarou a secretária.
Instituições contempladas
Ação Solidária Santo Antônio, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (Apada), Associação Sergipana de Equoterapia, Casa da Doméstica D. José Vicente Távora, Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), Creche Ação Solidária Almir do Picolé, Creche das Missionárias da Caridade, Instituto e Creche Menino Jesus, Instituto Lourival Fontes, Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same), Ministério Integrar, Instituição Benefic ente Emanuele, Paróquia Santa Lúcia, Paróquia São José Operário, União Espírita Sergipana e Pronto Socorro Espiritual Bezerra de Menezes.