A Gestão da Saúde de Aracaju participou, na tarde desta segunda-feira, 09, de reunião organizada pela Central de Resultados da Prefeitura Municipal. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Mercure, na Orla de Atalaia, e faz parte da sistemática de monitoramento específica para cada pasta municipal. O objetivo é que cada Secretaria elabore e cumpra metas de melhoramento tanto estrutural quanto nos serviços oferecidos à população.
Em 2013, a Central de Resultados começou realizando um planejamento estratégico para a atual gestão da Prefeitura de Aracaju. Assim, todas as Secretarias realizam quinzenalmente reuniões de monitoramento de suas ações, com as participações de cada gestor municipal. Após esta primeira etapa, acontece, a cada seis meses, uma reunião com o prefeito João Alves Filho para avaliar a situação.
"Começamos este diagnóstico em 2013, quando nos reunimos com o prefeito João Alves Filhos, seus secretários e os vereadores de Aracaju para que estabelecêssemos uma agenda de estratégias direcionadas para cada pasta municipal. Agora estamos na fase de discussão de indicadores de resultados e encaminhamentos, em que nos reuniremos com cada Secretaria Municipal para compactuarmos decisões com os seus respectivos gestores e corpo técnico", informou o consultor Rafael Jardim, representante da Fundação Dom Cabral, empresa responsável pelo trabalho de monitoramento.
Para a Saúde de Aracaju, as discussões abordaram desde serviços de atendimento ao cidadão até a construção de Unidades de Saúde da Família, passando pela reestruturação do atendimento e programas em prol da saúde do cidadão.
"No caso da Saúde de Aracaju priorizou-se a recomposição do quadro pessoal, item que já vem sendo avaliado visando a intenção de concurso público. Outro foco discutido para a Saúde diz respeito às reformas, ampliações e construções de Unidades de Saúde da Família, projetos que já vêm das antigas Secretárias que passaram pela pasta. Sabemos que é preciso colocar em prática estas obras para não haver perda de recursos públicos para tais serviços. Outro assunto que discutimos nesta reunião foi a implantação das Organizações Sociais de Saúde (OSS), deflagramos detalhes do processo do edital", informou o secretário da Saúde de Aracaju, Alvimar Rodrigues de Moura.