Guarda Municipal fala sobre drogas com pais de alunos na escola Diomendes

Guarda Municipal
09/06/2014 19h38
Início > Noticias > 59493

 

No último sábado, 07, os Anjos Azuis na Escola estiveram na EMEF Diomedes Santos Silva para falar com pais e professores sobre temas como drogas e violência. A ação deu continuidade ao projeto desenvolvido na quinta-feira, 05, em parceria com a Guarda Cidadã, que levou aos alunos da escola informações sobre como conservar o local de estudo e o cuidado que devem ter para não aceitar coisas de estranhos.

Através de uma apresentação teatral do grupo Cones de teatro, da SMTT, e de uma pequena palestra eles tocaram em temas como respeito, confiança e amor para mudar a realidade de uma sociedade que tem as drogas e a violência presentes em seu cotidiano. Na peça um rapaz viciado está à procura de dinheiro para saldar uma dívida com traficantes e comprar mais drogas. Após muita discussão e brigas com familiares e amigos ele resolve aceitar ajuda e fazer um tratamento.

"O teatro é um grande produtor de sementes. Através de uma encenação a gente faz com que eles reflitam em cima daquilo que eles não sabem como refletir, como discutir. Para nós é difícil não se emocionar, porque eles veem uma realidade deles. Infelizmente eles convivem com a violência e o que a gente busca é mostrar um outro caminho, através do afeto. Às vezes o que a criança e o adolescente mais precisam é de um abraço, um beijo, um eu te amo", desabafou a atriz Tetê Nahas, coordenadora do grupo Cones.

Durante a encenação, muitas mães se emocionaram por saberem que o que foi mostrado faz parte da realidade de muitas famílias. "Três filhos meus estudam aqui. É bom que tenha uma coisa desse tipo porque é o que acontece mesmo. As coisas tem que começar a mudar dentro de casa. Eu dou conselhos para os meus filhos e graças a Deus nunca tive problemas com eles. Sou muito feliz nesse sentido", afirmou a dona de casa Rosilene Silva Santos.

A conversa que se seguiu à encenação teve como foco o resgate das famílias. "A proposta tanto dos Anjos Azuis quanto da Guarda Cidadã é de trazer de forma lúdica a temática da violência e da criminalidade, algo que é presente na vida das pessoas. Nós discutimos e mostramos a eles de que forma podem melhorar a relação familiar para que as drogas e o crime não cheguem em suas casas. A gente faz uma troca de informações com as pessoas para que possamos nos ajudar", explicou Laudiane Cláudia dos Santos, assistente social da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

A diretora da escola, Nélida Dantas de Carvalho, disse que a intervenção dos Anjos Azuis veio complementar o trabalho que eles procuram fazer com pais e alunos. "Temos uma proposta de debater com os responsáveis temas como família, violência, saúde da mulher e normalmente não conseguimos porque temos um público muito restrito nas reuniões. Por isso pensamos em fazer o São João da Família para desenvolver várias atividades e a Guarda foi fundamental uma vez que atingiu pais e alunos de forma dinâmica. O resultado de toda essa ação veremos ao longo do ano, nas conversas, nas condutas com os alunos", concluiu a diretora.