Programa Anjos Azuis promove dia de conscientização na EMEF Diomedes Santos Silva

Guarda Municipal
06/06/2014 18h35

Durante toda a quinta-feira, 05, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Santos Silva, no Santa Maria, tiveram a oportunidade de receber mais conhecimento e diversão com os Anjos Azuis nas Escolas e Guarda Cidadã,  projetos que fazem parte do Programa Anjos Azuis da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec). Através de palestras, teatro de fantoches e oficinas esportivas eles envolveram as crianças e passaram mensagens sobre conservação do patrimônio, drogas e boa convivência.

Com o tema da preservação do patrimônio, os Anjos Azuis nas Escolas mostraram às crianças como deve ser a escola ideal e o que eles podem fazer para conservá-la. "A parte principal do nosso trabalho hoje foi o cuidado que eles devem ter com a escolinha. Através de uma linguagem simples, figuras e vídeos buscamos passar para eles essa noção. Além disso, procuramos trazer também algo que possa melhorar a convivência deles com os colegas e em sociedade", explicou o coordenador dos Anjos Azuis na Escolas, GM Dourival Nascimento Junior.

Já o Guarda Cidadã trouxe para os alunos uma mensagem sobre os malefícios das drogas, ao mostrar uma criança que aceitou uma "balinha mágica" de um suposto coleguinha e teve sua vida destruída pelas drogas. Os guardas o encaminham para um centro de reabilitação da prefeitura e ele volta a viver como antes. "A proposta foi trazer de forma lúdica a parte da violência, drogas, depredação e foi ótimo porque eles interagiram. Já fazemos esse trabalho há um ano e dá para perceber os resultados quando vemos o sorriso de uma criança, dizendo que não quer fazer aquilo que o malvado faz, que é depredar a escola, agir com violência. Assim a gente percebe que conseguiu plantar uma sementinha na cabeça deles", ressaltou o coordenador do Guarda Cidadã, GM Marcílio Barbosa.

Bastante tímido, o menino Ricardo Santos Silva, 6 anos, ficou animado com a encenação do teatro de bonecos e se identificou com a figura dos guardas municipais. "Achei muito lindo. Gostei mais do guarda porque ele prendeu o bandido", contou o aluno do 1º ano. A sua colega Ana Luiza Lima aprendeu direitinho o que a peça quis passar. "Aprendi que tenho que estudar, não jogar lixo na rua, não falar com estranho e nem aceitar nada deles. O teatro é muito engraçado", disse.

Coordenadora pedagógica da Escola, Nadja Andrade manifestou sua satisfação em poder oferecer aos seus alunos uma ação tão benéfica. "Essa atitude é maravilhosa, porque a educação tem que andar em parceria com órgãos que trazem benefícios para a sociedade. Com certeza o dia de hoje vai deixar marcas na escola. Normalmente fazemos um trabalho de conscientização com eles isso só vem reforçar a cidadania entre todos nós", afirmou.