Arquivo realiza palestra sobre as comemorações juninas

Cultura
10/06/2014 14h12

O Arquivo Público da Cidade de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (SEC/Funcaju) promoveu, nesta segunda-feira, 9, a palestra "Comemorações juninas tradição secular em Aracaju". Proferida pelo coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Funcaju, Paulo Corrêa, a palestra foi oferecida para 30 integrantes do Programa de Assistência Integral a Melhor Idade (PAIMI).

"A cada mês o Arquivo organiza um evento diferente e no mês de junho idealizamos uma palestra que falasse sobre a tradição dos festejos juninos. No acervo do Arquivo encontramos matérias e documentos que contam a história destes festejos nos últimos 100 anos. A partir desse material resolvemos fazer uma exposição e convidar o PAIMI para assistir a palestra", explicou o diretor do Arquivo Público da Cidade de Aracaju, Anderson Curvelo.

De acordo com a integrante do programa, professora Maria Inaiá, toda atividade que tenha o objetivo de propagar conhecimento é bem vinda. "Estou achando maravilhoso. Nada melhor do que sair e participar de ações como esta e ter a oportunidade de conhecer a história deste lugar. Sou baiana e isso me estimula a querer aprender mais sobre esta cidade, além, é claro, de interagir com outras pessoas", disse.

Na ocasião, Paulo Corrêa abordou as fases das marchinhas de forró e seus ritmos, além de referenciar os maiores nomes deste cenário no Nordeste. "A música nordestina tem um papel importante durante esse tempo de comemoração junina. Além de nomes como Luiz Gonzaga, Anastácia, até Carmem Miranda influenciou os ritmos nordestinos, apesar de ser uma cantora portuguesa, ela faz parte também desta história. Cada cantor trouxe uma novidade em uma determinada época e a gente lembra até hoje", justificou.

Para a coordenadora do PAIMI, Zunara Mendonça Mota, levar conhecimento e dar a oportunidade a um grupo de idosos sair de seu convívio para uma aula diferenciada é de extrema importância. "O convite foi aceito de primeira. Agradeço a Anderson por permitir que essas meninas aprendam mais ainda e relembrem as músicas e histórias dos festejos juninos".

Durante a palestra, Paulo Corrêa, além de explanar o conteúdo, colocou algumas músicas de sucesso das décadas anteriores, que foram cantadas em coro pelas participantes. Em seguida, a animação ficou por conta do trio pé de serra, Xote Muleke, que relembrou antigas músicas, fazendo o PAIMI e funcionários do Arquivo comemorarem os festejos ao som do triângulo, zabumba e sanfona.