CCZ realiza ações de prevenção e diagnóstico de Calazar no Siqueira Campos

Saúde
10/06/2014 14h31

Equipes de agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracaju estão atentas para o combate e prevenção de casos de Calazar (Leishmaniose Visceral) no bairro Siqueira Campos. Até o dia 13 de junho, os agentes atuarão nas medições da rua  Sergipe, coletando amostras de sangue de cães que serão submetidas a avaliações no CCZ. Os profissionais também visitarão residências para vistoriar quintais e levar dicas de prevenção aos moradores. 

"Nos próximos dias, em casos confirmados  da doença, os proprietários dos cães contaminados serão notificados. Eles receberão os resultados dos exames e vão ser orientados para que procurem manter cuidados necessários com o bicho", enfatiza o supervisor das atividades do CCZ na área, Daniel Santos.

O agente ainda explica que os casos suspeitos de Calazar são selecionados após os testes rápidos, sendo confirmados após um segundo teste, chamado Elisa (que é específico para diagnóstico da doença).Com o levantamento dos resultados o CCZ irá mapear a existência de áreas propícias ao surgimento do mosquito transmissor da doença, o flebotomíneo.

Vistoria nos quintais

Os agentes visitam casas com quintais e áreas de vegetação e terra. O motivo é que as pessoas precisam prevenir a presença do mosquito, que mantém criadouros em locais com higienização precária, acúmulo de entulho, vegetação e materiais orgânicos em decomposição. Por isso, o CCZ orienta que moradores devem manter os locais limpos e organizados, sejam quintais ou terrenos anexos às residências.

"Aprovei a iniciativa da prefeitura que reforça a nossa saúde com uma ação preventiva, que certamente trará bem à nossa comunidade, nos protegendo contra a leishmaniose, que é uma doença que pode atingir a saúde de animais e de seres humanos", disse a dona de casa Gildete Tavares.

Agenda

Até o dia 13 de junho, as equipes do CCZ também atuarão no conjunto Médice, onde instalarão armadilhas para investigar a existência do  flebotomíneo (chamado também de mosquito da palha) naquela região.