Palestras são realizadas durante a Semana Nacional do Meio Ambiente

Meio Ambiente
10/06/2014 14h44

No dia Nacional do meio Ambiente, 5, palestras foram realizadas em instituições públicas e escolas municipais. O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, ministrou uma palestra na Petrobras com o objetivo de mostrar as ações que a Sema realiza e os projetos estruturantes que serão concretizados no decorrer dos anos.

"A construção da Política Ambiental em Aracaju, a instalação da secretaria e o avanço de 2013 até hoje, o Código Ambiental (princípio da legalidade), o Licenciamento Simplificado, a Política Municipal de Educação Ambiental e a Lei do Sistema de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil foram alguns dos temas que abordei", declarou o secretário.

Dentre os projetos estruturantes citados na palestra estavam a Instalação do Conselho e Fundo Municipal do Meio Ambiente, a criação dos cargos para analistas e técnicos ambientais, o Plano Diretor e o Plano de Arborização da capital.

O secretário deu ainda explicações sobre o projeto Recicle Óleo do bairro Jabutiana, a questão da zoonose, poluição sonora, as parcerias com a Embrapa e Embrasil, e as doações de mudas da Polícia Federal.

A Semana Nacional do Meio Ambiente comemorada pela Sema foi voltada à informação e à educação, por isso,  crianças de 3 a 14 anos, da Escola Educacional Adventista,  receberam os servidores da Educação Ambiental da secretaria, onde puderam conhecer os problemas ambientais de Aracaju e também sobre a gestão dos resíduos sólidos, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, as ações que a Sema realiza e o papel do cidadão sobre o meio ambiente.

No interior do Estado, durante as comemorações da Semana do Meio Ambiente, pela Secretaria do Meio Ambiente de Pacatuba, o analista ambiental da Sema, Rafael Feitosa, esteve ministrando palestra sobre resíduos sólidos. O analista tratou das problemáticas da deposição incorreta dos resíduos de construção civil e volumosos e ainda o ganho ambiental com a lei 4.452, criada em 31 de outubro de 2013 que institui o Sistema de Gestão Sustentável de Resíduos da Construção Civil e de Resíduos Volumosos.