Secretária da Educação explica a importância do Diário de Classe Eletrônico na rede municipal

Educação
10/06/2014 16h04

O inédito projeto de implantação e utilização do Diário de Classe Eletrônico por meio de tablets com wi-fi e 3G na rede municipal de ensino de Aracaju. Este foi o tema da entrevista que a secretária Municipal da Educação, professora Márcia Valéria Lira Santana, concedeu na manhã desta terça-feira, 10, à TV Aperipê.  

A entrevista começou tratando da importância e contribuição do diário de classe. Márcia Valéria explicou que são várias as funções, desde fazer o acompanhamento das atividades e garantir a frequência dos alunos e presença da família na vida escolar até oferecer aos professores uma ferramenta relevante de trabalho.

"Para se ter uma ideia, a biblioteca disponibilizada para os professores possui 11500 títulos que tratam, por exemplo, de sugestões e orientações de aulas para que a aprendizagem dos alunos seja garantida e robustece os docentes na relação ensino-aprendizagem", observou a Secretária.

Sobre a ampliação do projeto para todas as escolas a rede municipal, Márcia Valéria afirmou que essa é a meta da Prefeitura de Aracaju. "Todas as unidades de ensino terão o Diário de Classe Eletrônico. Não está implantado totalmente porque alguns professores ainda estão sendo capacitados", observou.

Para a utilização dos tablets, explicou a secretária, cada professor tem que ter uma senha para acessar os programas do projeto que dão acesso às suas turmas de aula e a conteúdos compactuados. Ela garantiu também que, se houver algum dano ou perda do aparelho, os dados dos alunos não são perdidos.

Márcia Valéria ainda destacou que o Diário de Classe Eletrônico serve não só para garantir a permanência do aluno na escola, mas também para elogiar aquele que se destaca. Ela revelou outro dado interessante: a rede municipal de ensino de Aracaju já dispõe de lousas digitais em cerca de 200 salas.

O bebê a bordo é outra novidade na rede municipal de ensino. "Não é um diário de classe eletrônico, mas servirá para fazer acompanhamento das crianças nas áreas, por exemplo, da saúde e psicomotora. Pode auxiliar também no calendário de vacinação e registro familiar e até na intervenção de outras secretárias como a de Saúda e Assistência Social", concluiu.