O secretário da Saúde de Aracaju, Alvimar Rodrigues de Moura, participou na manhã desta quarta-feira, 14, da Reunião Ordinária do Conselho Municipal da Saúde (CMS). Durante o encontro, os conselheiros discutiram questões pertinentes ao Centro de Especialidades Odontológicas e avaliaram a aprovação de parecer produzido pela Comissão do Fundo Municipal de Saúde de Aracaju, sobre relatório de gestão dos primeiros quatro meses de 2014.
Alvimar Rodrigues, que também é vice-presidente do Conselho, aproveitou o encontro para reforçar que deseja manter uma gestão transparente para melhor atender os interesses da população. O secretário informou os desafios enfrentados e as medidas adotadas no primeiro mês à frente da gestão da Saúde de Aracaju.
"A regulação dos processos de compra e abastecimento das medicações e insumos para as Unidades de Saúde tem sido nossa prioridade. Já conseguimos repor parte dos materiais que estavam em falta, mas, para superar completamente o problema temos enfrentado a resistência de empresas prestadoras que ganharam licitações, mas não têm cumprido com a entrega dos produtos. Diante do fato, além de processos e advertências, publicamos nesta segunda-feira, um edital de compra emergencial de medicamentos para suprir os estoques e assim garantir o funcionamento regular das Unidades de Pronto Atendimento e as de Saúde da Família", explicou o gestor.
A presidente do Conselho, Roseane Patrício, destacou que os conselheiros avaliam de forma positiva a atuação da gestão. "Quanto à questão da gestão do Fundo Municipal de Saúde de Aracaju, temos observado um trabalho transparente e uma postura muito colaborativa por parte da Secretaria, que tem atendido aos questionamentos e às solicitações de informações para prestação de contas", elogiou.
Roseane Patrício acrescentou que os conselheiros também estão empenhados em defender a participação popular na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). "Por isso, a próxima ação priorizada pelo CMS é a realização de reuniões nos Conselhos locais saúde situados nos bairros da capital. O objetivo é ouvir ainda mais as comunidades", explicou.
Durante a reunião também foram apresentados informes, comunicados e queixas feitas pelos conselheiros.