Oficina de Musicalidade mobiliza usuários do Caps da Atalaia

Saúde
13/06/2014 14h59

Com entusiasmo e muita animação, usuários do CAPS III David Capistrano Filho, localizado no bairro Atalaia, Zona Sul da capital, comemoraram na manhã desta sexta-feira, 13, um ano da Oficina de Musicalidade. O projeto, idealizado pela psicóloga Taís Fernandina e a assistente social Maria Cecília Leite, tem como objetivo ajudar os usuários em seus tratamentos.

"Em avaliação, detectamos que os usuários interagiam nas atividades que envolviam música, foi aí que surgiu a ideia de realizar uma oficina de musicalidade. Todas as sextas reunimos os usuários, cada um escolhe uma música,  fazemos uma leitura  para reflexão e depois ouvimos. Com isso cada um explica a escolha da música, observamos que depois da oficina eles refletem mais na história de vida de cada um. O mais gratificante é ver o resultado, que tem sido positivo", explica a psicóloga Taís Fernandina.  

Comemorando um ano de existência, a oficina recebeu como aliado o grupo "Sons do SUS", que participará proporcionando aos usuários que escolhem as músicas que desejam cantar. Para a assistente social, Maria Cecília Leite, a oficina vem ajudando os usuários entre si. "Com a realização da oficina é possível observar a evolução nos tratamentos, pois eles levam as experiências para casa. Isso ajuda muito no relacionamento com a família", ressalta Maria Cecília.