O canal de água pluvial do conjunto Lourival Batista recebe mais uma intervenção de limpeza mecanizada a partir desta sexta-feira, 20 de junho. Uma equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) desenvolve o serviço com o auxílio de um trator tipo escavadeira e um caminhão tipo caçamba. O objetivo da ação é prevenir alagamentos ao facilitar o fluxo de água, que fica comprometido por conta do acúmulo de lama no leito e, também, do lixo descartado de forma irregular.
Segundo o gerente de limpeza urbana, Roberto Gomes, a ação é planejada com antecedência para atender as regiões de acordo com as necessidades; sejam elas climáticas, com a iminência de chuva, ou ocasionadas pelo grande volume de resíduos jogados de maneira irresponsável pela própria população. "Estamos em um período chuvoso e é preciso garantir a fluidez de um grande volume de água que pode surgir a qualquer momento. O maior empecilho para a água ainda é grande número de objetos descartado nas margens ou dentro do canal, como móveis velhos, lixo doméstico e restos de obra”, observa o gerente.
O serviço de limpeza dos canais da cidade é feito por três métodos distintos; cada um atendendo às características da localidade: limpeza manual, sistema de barragem móvel e limpeza mecanizada, de acordo com a profundidade do canal. Mas para a atividade de limpeza ser executada com sucesso a participação da população é fundamental.
No conjunto JK, na avenida Filadelfo Dórea e no bairro São Carlos, os canais receberam o serviço de limpeza manual nesta sexta-feira, 20. Já no conjunto Médici está sendo utilizado o método de barragem. Estão na programação de limpeza manual da próxima semana Av. Visconde de Maracaju, Pontilhão da Santa Gleide, Pontilhão da Av. Matadouro, Bairro São Carlos, Conjunto Santa Lúcia e Av. Artur Fortes.