Na tarde desta quarta-feira, 25, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, visitou a Área de Proteção Ambiental (APA), conhecida como Morro do Urubu, no bairro Industrial, com o objetivo de preservar a vegetação de Mata Atlântica ainda existente na região.
"A visita atendeu ao convite do professor de Biologia da Rede de Ensino Municipal e Estadual, Edvaldo Francisco Resende, que é pós-graduado em Educação Ambiental, e somente na região fez o plantio de 65 mudas nativas. A iniciativa dele é um exemplo de práticas sustentáveis. A secretaria apóia esse tipo de ação e iremos enviar técnicos ambientais para vistoriar a área. Para isso solicitaremos da Adema o mapa da região", declarou o secretário.
O professor Edvaldo tem realizado não somente na região o plantio de vegetação arbórea, mas também ações educativas em escolas municipais e estaduais. "São ações com duas frentes de trabalho. Nas escolas fazemos palestras mostrando a importância de preservar o meio ambiente da região onde eles moram. A outra frente tem o objetivo de recuperar a vegetação de Mata Atlântica que ainda existe na localidade", explicou o professor.
As ações integram o Projeto de Reflorestamento do Morro do Urubu que o educador e biólogo Edvaldo Resende executa junto à comunidade Residencial Santa Tereza. "O projeto nasceu da sensibilização e interesse de reflorestar o lado leste do Morro do Urubu devido às intensas atividades antrópicas que resultaram na degradação ambiental do único resquício de Mata Atlântica de Aracaju", enfatizou Resende.
A Mata possui grande importância ambiental, uma vez que faz a absorção do gás carbônico e também a eliminação do oxigênio, promovendo um clima agradável à população. Ainda é no Morro do Urubu que se encontram resquícios da vegetação de Mata Atlântica e o representativo Parque da Cidade.