São João do Cras Pedro Averan encerra festejos na Semfas

Família e Assistência Social
27/06/2014 13h59
Início > Noticias > 59865

Um cortejo junino percorrendo as ruas do bairro Industrial foi o ponto alto da festa junina do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedro Averan, realizado na tarde desta última quinta-feira, 26, em parceria com a Unidade de Saúde Dona Jovem. O cortejo foi composto por sete carroças, que transportavam o Grupo Cirandeiras, composto por idosos usuários do Cras.

O cortejo terminou no espaço cultural da Ponte Construtor João Alves, onde aconteceu uma série de apresentações do Grupo Cirandeiras e das idosas do Projeto  Mafuá (que significa  feira, circo e parque de diversões com jogos e festas), dentre elas o casamento caipira, e as danças Cirandeiras e Samba de Roda, típicas do ciclo junino.

O casamento caipira provocou muitos risos entre o público, especialmente pela postura trêmula e temerosa do noivo "Juquinha", que sob a mira de um bacamarte, foi obrigado a dizer o "sim", também pronunciado, mas espontaneamente, pela noiva, "Mariazinha". "Toda a programação da festa foi preparada para promover a diversão e integração dos idosos e crianças, mas também para resgatar os valores juninos", explicou o coordenador do Cras, Kawston Soares Nunes.

A idosa Odete Santos, 75 anos, do Grupo Cirandeira, não escondia a animação, enquanto aguardava o início da festa. "O que eu quero hoje é dançar, me divertir. Estamos ensaiando o número há dois meses e a gora é a hora de fazer bonito", disse.

A parceria entre o Cras e a Unidade de Saúde Dona Jovem tem oferecido bons resultados, no que se refere ao fortalecimento da rede de proteção social. "Nós temos realizado juntos vários eventos e este intercâmbio é fundamental para facilitar e ampliar o acesso dos usuários aos serviços que ambas as unidades ofertam", explicou o gerente da Unidade de Saúde Dona Jovem, Wellington Franco.

O coordenador do Cras Pedro Averan reforça as palavras do gerente da unidade de saúde e acrescenta que a parceria deve se consolidar no decorrer do tempo. "O nosso interesse é o bem estar dos nossos usuários e da comunidade", salientou ele, ressaltando o papel da educadora social Maria Cristina Alves Assunção.

O Projeto Mafuá é uma das ações da Companhia de Artes Mafuá, desenvolvido com a terceira idade do bairro Santa Maria. O projeto funciona na rua 28, número 26, conjunto Padre Pedro, segundo informou a coordenadora Valdinete Santos.