Camarote da Acessibilidade faz sucesso no Forró Caju

Assistência Social e Cidadania
30/06/2014 13h37

O Forró Caju 2014 atraiu milhares de pessoas de todas as idades, graças à vasta programação que abraçou democraticamente todos os públicos. Neste contexto de festejos juninos, o Camarote da Acessibilidade, montado em frente aos palcos principais do Forró Caju, garantiu a alegria e a inclusão social das pessoas com deficiência (PcD) e idosos.

O Camarote da Acessibilidade, que vem sendo montado no Forró Caju desde 2006, garante o direito das pessoas com deficiência e idosos a participarem da festa com segurança e conforto. O espaço amplo, a localização privilegiada, rampa de acesso, piso emborrachado na entrada do camarote, dois banheiros químicos adaptados para cadeirantes, guarda-corpo mais baixo para visualização da festa foram os ingredientes para o sucesso de público e animação.  

A Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros ofereceram apoio logístico, com revezamento de pessoal a todo tempo. Segundo o Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Everton do Santos, que acompanhou a festa todos os dias, "o apoio desses profissionais fez a diferença, pois eles transmitem a todos nós uma sensação maior de segurança dentro do espaço. Este ano, por exemplo, tivemos muito gente no camarote, de forma que a segurança foi um item importante da festa".

A animação foi o ponto alto da festa das PcD e idosos e, com seus respectivos  acompanhantes, não economizaram na alegria. A cadeirante Grazi AraúJo, do grupo de "Dança em Rodas" da cidade de Socorro, agradeceu as autoridades pelo espaço. "Desde o ano passado venho ao camarote e agradeço muito ao poder público pela oportunidade. É muito mais tranquilo e seguro curtir a festa no camarote".

Maria da Silva, 72 anos, acompanhada de amigas da mesma faixa etária, aprovou o camarote e comentou: "nós, idosos, também gostamos de festa e aqui podemos ficar tranquilos pra dançar".