Inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos

Formação para o Trabalho
01/07/2014 14h00

Novas 198 vagas estão sendo disponibilizadas para a realização de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As turmas são oferecidas em Aracaju graças à parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ministra as aulas.

Dentre as sete turmas ofertadas, duas serão realizadas em período integral durante os sábados para garantir o acesso de pessoas que já trabalham ou estudam e possuem pouco tempo para investir na realização de um curso profissionalizante. Serão eles os de Ajustador Mecânico (20 vagas) e Operador de Máquina de Cortes de Roupa (19 vagas).

Também com o intuito de facilitar o acesso, as turmas de Promotor de Vendas (40 vagas) e Auxiliar de Pessoal (30 vagas) serão ofertadas no turno da noite. Há ainda o curso de representante comercial (40 vagas) ofertado durante a tarde, mas apenas nas segundas e terças-feiras.

Completam a oferta os cursos de Costureiro (19 vagas) e Marceneiro (30 vagas), ambos ofertados no período vespertino e que, além de uma grande aceitação no mercado de trabalho, ainda possuem grande potencial empreendedor. Todas as turmas serão iniciadas já no mês de julho, por isso os interessados devem realizar a matrícula o mais rápido possível.

Matrícula

Os interessados já podem se dirigir à sede da Fundat, localizada na Rua Pacatuba, nº 104, Centro ou nas Unidades de Qualificação e Produção da Fundat dos bairros Coroa do Meio I e Porto D'Antas.  

Para realizar a matrícula é necessário estar com as cópias do documento de identidade, CPF, número de inscrição do CadÚnico e comprovante de residência, além da declaração de formação escolar ou nível de escolaridade e do  número ou comprovante de abertura da conta fácil ou poupança fácil da Caixa Econômica Federal. A idade mínima exigida para participar dos cursos é de 16 anos.

Benefício

Além de totalmente gratuitos e de qualidade reconhecida, os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec ainda disponibilizam para os alunos uma bolsa-formação que procura auxiliar os estudantes nos gastos com lanches e transporte durante a realização do curso.