A união faz a diferença, principalmente quando se trata de políticas públicas. E o programa do governo Federal Segundo Tempo, executado em Aracaju pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) leva essa máxima ao pé da letra. Tanto que a coordenadora pedagógica do programa, Cássia Fernanda Cardoso, continua realizando visitas junto as instituições que recebem os núcleos do programa, para firmar parcerias e atividades complementares para os beneficiados.
O Cras Risoleta Neves, Luciana de Souza Cruz, debateu a proposta de realizar novas ações e atividades que envolvam saúde e cidadania para as crianças e adolescentes assistidas no núcleo do Cras, que atende nos turnos da manhã e tarde. "O nosso contato com os diretores de escolas e Cras é importante para pensar o PST de uma forma global. O programa, a Secretaria da Juventude e Esporte (Sejesp) e os profissionais que atuam diretamente com os beneficiados, precisam do suporte desses locais para ampliar o olhar e oferecer cuidados integrais a essas crianças e adolescentes", informou Fernanda.
A coordenação do Segundo Tempo já realizou ações conjuntas com Unidades de Saúde da Família e beneficiou aproximadamente 100 crianças do núcleo situado no bairro Coqueiral com consultas dermatológicas e dentárias, além de noções de higiene. As articulações de parceria já foram feitas com a USF João Oliveira Sobral (do bairro Santos Dumont) e novas visitas já estão agendadas para que outros dos 28 núcleos possam também ser beneficiados.