Equipes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos atuaram em mutirão nesta quarta-feira, 9 de julho, nos bairros Bugio, Grageru e Cirurgia. A ação tem previsão de término para a próxima segunda-feira, 14. Entre as atividades desenvolvidas nas ruas da região estão varrição, poda, gadanhamento, roçagem, capinação, recolhimento de entulho e lixo e pintura de guias. Os próximos locais a receberem intervenção da Emsurb neste formato são Luzia e Ponto Novo.
Segundo planejamento de serviços de varrição e roçagem de praças, foram atendidos conjunto Orlando Dantas, bairro Santa Maria (Praça Padre Pedro e Canal), bairro Salgado Filho (Praça Assis Châteaubriant e Praça do Colégio Dinâmico), bairro Aeroporto (conjuntos Santa Tereza, Mirassol e Vila Verde), Praça Santa Rita de Cassia e Centro Adm. Pref. Aloisio Campos. Já a equipe de extração, supressão e poda atuou no Loteamento Garcia, bairro Luzia e Conjunto dos Motoristas.
Também nesta quarta, 9, a diretoria de operações do órgão percorreu as ruas do bairro Lamarão para definir o trajeto do programa Cata Bagulho neste sábado, 12. “Percebemos que apesar de extenso, o bairro é pouco denso, e por isso decidimos expandir a ação também para o Residencial Pousada Verde e Loteamento Santa Madalena”, informou o gerente de limpeza urbana, Roberto Gomes.
Os moradores da região serão informados a partir desta quinta-feira, 10, sobre o recolhimento de materiais como móveis velhos, eletrodomésticos grandes e todo tipo de objeto sem serventia que muitas vezes ocupa espaço em casa e pode atrair insetos e roedores. “Nossos agentes ambientais farão o trabalho de porta em porta avisando sobre a ação. Nosso objetivo é evitar o descarte irregular em ruas, terrenos baldios e até canais”, explicou o diretor Humberto Santana.
Na primeira ação do programa Cata Bagulho, dia 5 de julho, foram recolhidas no bairro Grageru quase 6 toneladas de materiais que não são levados pela coleta domiciliar e que acabam ocupando espaço em garagens e quintais da população.