Conselheiros municipais de Saúde debatem ações na capital sergipana

Saúde
16/07/2014 17h40

Membros do Conselheiro Municipal de Saúde (CMS) de Aracaju estiveram reunidos durante todo o dia, nesta quarta-feira, 16. O evento contou com a participação do secretário Municipal da Saúde de Aracaju, Alvimar Rodrigues de Moura, diretores da saúde, e também membros do CMS, formado por representantes de entidades de classes, gestores da Saúde e dos usuários. A reunião ordinária aconteceu em auditório de um hotel na Coroa do Meio, com o objetivo de discutir uma extensa pauta relacionada às ações da Saúde de Aracaju.

A presidente do CMS, Roseane Patrício, expôs algumas das ações realizadas pelos conselheiros nos últimos dias, como as visitas de inspeção feitas em Unidades de Saúde da capital, acompanhados de gestores e do secretário Municipal de Saúde. “As comissões de conselheiros estiveram nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em Unidades de Saúde da Família, no Centro de Especialidades Odontológicas, na Urgência Mental do Hospital São José, além das  maternidades Santa Izabel e Nossa Senhora de Lourdes”, reforçou a presidente, que elogiou a postura proativa e respeitosa com que o secretário da Saúde de Aracaju tem mantido, ao receber as solicitações feitas pelo CMS.

Patrício também afirmou que é uma meta do Conselheiro Municipal de Saúde trabalhar conjuntamente com o Ministério Público do Estado (MPE) e rearticular os conselhos locais de saúde nos bairros de Aracaju para ouvir, solucionar e esclarecer ainda mais os apontamentos feitos pela população.

O secretário Municipal da Saúde de Aracaju, Alvimar Rodrigues de Moura, destacou que deseja que os conselheiros tenham livre acesso a todas as unidades e serviços de saúde mantidos pelo município. “Entendemos que o controle social tem uma contribuição legítima na busca por melhorias nos serviços públicos de saúde”, enalteceu.

O gestor falou das principais medidas que estão sendo adotadas, neste primeiro momento em que está à frente da Secretaria da Saúde. “Temos priorizado, não só as Unidades de Saúde da Família e Centros de Especialidades, como principalmente as Unidades de Pronto Atendimento da Zona Norte e Zona Sul. Nesse sentido, concluímos os processos de compra emergencial de mais de três mil itens, entre medicações e materiais médicos-hospitalares, que já começaram a ser entregues pelas empresas. Além disso, estamos concluindo ações para garantir o fechamento das escalas dos plantões médicos na UPAs”, reforçou o secretário, que também pontuou que em breve será lançado o edital para contratação das Organizações  Sociais para gerir as UPAs.

Rodrigues de Moura acrescentou que tem ido às audiências públicas no MPE e firmado acordos com prestadores de serviços, para que não haja interrupção de atendimento aos usuários do SUS. O secretário explicou que a gestão financeira da saúde tem trabalhado em conjunto com outros setores da prefeitura, como a Procuradoria Municipal e Secretaria de Finanças, para pagar e renegociar dívidas deixadas por administradores municipais passados.

Durante a reunião do CMS também houve a apresentação de pareceres sobre Projeto Pró-Mulher; Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Plano Municipal de Saúde. As OSs também estiveram na pauta da reunião do conselho.

Na avaliação do secretário da Saúde, a plenária foi bastante proveitosa porque atingiu os propósitos, que era levantar todas as situações e debater de forma ampla esses assuntos. “O que sentimos hoje aqui é que o entendimento de todos é que a saúde precisa de melhorias e todos, conselheiros e gestores da saúde, estão comprometidos para que a população tenha uma assistência digna”.

Alvimar Moura avaliou com excelente a visita dos conselhos ontem às UPAs e outras unidades da Saúde. “Estive presente na UPA Nestor Piva, conversei com eles e disse que ficassem à vontade e que visitassem sempre que achassem pertinente. Entendemos que os posicionamentos discutidos na plenária, fruto da visita, em muito contribuirão para que juntos possamos trazer a saúde de Aracaju para o patamar que e a população merece. Não temos dúvidas em afirma que nas próximas visitas, os conselheiros uma situação bem melhor nas UPAs do que a encontrada neste momento, pois estamos trabalhando para isso”, finalizou.