Teatro de Bonecos da Guarda Cidadã participa do projeto Rede em Movimento

Guarda Municipal
16/07/2014 17h52

Nesta quarta-feira, 16, a Guarda Municipal participou do projeto Rede em Movimento, ação conjunta da Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp) com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). Através do Teatro de Bonecos, crianças que fazem parte do programa Segundo Tempo se divertiram e ouviram a mensagem dos guardas sobre como ficar longe do mundo das drogas.

Na estória contada, o garotinho Jaiminho é influenciado na escola a entrar no mundo das drogas através de um amigo, Carlão, que lhe oferece umas "balas mágicas". Por confiar no amigo, ele aceita e acaba se tornando um viciado. Em seguida, Carlão tenta viciar Alice, outra aluna do colégio, entretanto a menina resiste. Quando a garota está quase cedendo os guardas intercedem e detém Carlão, que vai para uma clínica de reabilitação da prefeitura.

"A rede em movimento é uma ação conjunta da Sejesp com a SMS, através da Unidade de Saúde João Oliveira Sobral e da Semfas, através do CRAS João Oliveira Sobral. São atividades voltadas para crianças e adolescentes que fazem parte do programa Segundo Tempo, com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte educacional, além de passeios, festival esportivo. Como a GMA sempre participa dos nossos eventos e eu tomei conhecimento do projeto Guarda Cidadã, achei que tinha tudo a ver com o dia de hoje promover uma atividade cultural, um dia de lazer. É bom que mostra o lado humano da Guarda" explicou Cássia Fernanda Cardoso dos Santos, coordenadora pedagógica do programa Segundo Tempo.

Uma das mais animadas com a apresentação Raires Emiliana de Carvalho, de 9 anos, interagiu bastante com os personagens e mostrou que aprendeu a mensagem. "Eu gostei muito da peça, principalmente porque Carlão foi preso e quando ele foi atrás de Alice o guarda chegou e levou ela para a escola. Eu aprendi que não pode falar com estranhos na rua e nem aceitar bala ou outra coisa que ofereçam", disse a menina.

Coordenadora do CRAS João Oliveira Sobral, Patrícia Nascimento demonstrou sua satisfação em receber o teatro de fantoches e poder oferecer às crianças uma conscientização de forma lúdica. "Eles adoram tudo que acontece aqui de diferente e nesse caso tem um objetivo muito relevante para o dia a dia deles. Lidamos com várias situações de vulnerabilidade, como tráfico de drogas, algo bem frequente no bairro. Então, junta o que eles gostam com o que eu acho que eles tem que aprender, o que tem que ser passado para eles como crianças em desenvolvimento. Foi muito bom, disse".