Curso para gestantes é realizado na Unidade Dona Jovem

Saúde
17/07/2014 17h12
Início > Notícias > Curso para gestantes é realizado na Unidade Dona Jovem

A Unidade de Saúde da Família Dona Jovem, localizada no Bairro Industrial, realizou na tarde desta quinta-feira, 17, um curso de orientações básicas para gestantes.  A ação é uma iniciativa da Unidade de Saúde, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e de estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS).  O objetivo é orientar as mães sobre os principais sintomas durante a gestação, assim como esclarecer as dúvidas sobre os cuidados na amamentação, com o banho do recém-nascido e o coto umbilical.

De acordo com o enfermeiro da Unidade, Geison Valença, o aspecto mais importante desse curso é que a gestante tenha a Unidade de Saúde como sua parceira para ter um vínculo maior com os profissionais de saúde, enfermeiros e médicos. “Visando um pré-natal de qualidade, realizamos o curso para as gestantes se sentirem mais seguras com a chegada do bebê. Recebemos materiais educativos e também produzimos folders sobre o cuidado com o banho da criança, e o coto umbilical. Ao final do curso elas receberam certificados, bolsas para gestantes e brindes. Outra iniciativa nossa foi oferecer o kit de limpeza, contendo álcool e cotonete”, explica o enfermeiro.

O nutricionista Epifânio Feitosa, palestrou no curso apresentando os cuidados na alimentação das gestantes, para não trazer posteriormente perda de peso, diabete gestacional, ou prejudicar também a saúde do bebê. “Orientamos os principais cuidados na alimentação da mãe e fizemos um debate para esclarecer os mitos e as verdades sobre o que se pode ou não comer durante a gestação”, diz.

A psicóloga Taiza Belém debateu com as grávidas sobre os aspectos emocionais ligados à gestação e ao parto. “Conversamos as mudanças ao longo da gravidez, além das doenças geradas por problemas emocionais e psicológicos, como a depressão pós-parto”, esclarece a psicóloga.

A iniciativa de Heloiza Andrade e Jamille Cardoso, estudantes de enfermagem da UFS, foi colaborar em todos os aspectos para suprir as necessidades das gestantes, esclarecendo todas as dúvidas. “Percebemos que o número de gestante na área é grande, então, facilitando a interação com elas, buscamos realizar essa parceria com a Unidade de Saúde, que foi bem aceita por todos”, afirma a estudante Heloiza Andrade.

Este já é o segundo encontro do curso. O primeiro foi no dia 10 de julho, onde as gestantes tiraram dúvidas em relação às alterações e sintomas durante a gestação, sobre a importância do pré-natal e a realização de exames e vacinas. A gestante Sandra Conceição dos Santos destaca que o curso foi importante e produtivo. “Participo desde o primeiro momento, pois mesmo estando na terceira gestação, as dúvidas sempre aparecem e é bom o apoio de profissionais para esclarecer todas elas”, explica a gestante.