Horta orgânica nas escolas e cidadãos conscientes. Esse é o objetivo da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), que através da Coordenação de Educação Ambiental, está implantando nas escolas municipais de Aracaju a horta orgânica. A iniciativa está norteada na compreensão de que é no espaço escolar que as crianças absorvem valores sociais e culturais importantes para a formação de indivíduos responsáveis e que mediante esta visão de mundo será possível promover um ambiente equilibrado.
"Nossa equipe realizou nos dias 22, 23 e 24 de julho, uma análise dos solos e mapeamento dos pontos críticos com baixa cobertura de vegetações nas escolas municipais da grande Aracaju, como EMEF Tancredo Neves, EMEF General Freitas Brandão, EMEF Jornalista Orlando Dantas, EMEF João Teles de Menezes, EMEF Dom Hélder Câmara e EMEF Elias Montalvão. Constatamos que elas apresentavam áreas extensas para o plantio. Nossa meta é promover práticas sustentáveis na comunidade escolar, através de ações educativas, e também promover a arborização do espaço" disse o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.
A coordenação pedagógica das escolas municipais realizará ações como palestras para sensibilizar professores e funcionários sobre a importância do envolvimento deles no desenvolvimento ao programa; reuniões com os pais e comunidade externa, enfatizando a preservação das áreas plantadas; treinamentos, acompanhamentos e orientações para que as escolas se tornem sustentáveis.
"As Unidades de Ensino deverão propor atividades que estejam de acordo com o seu Projeto Político Pedagógico e inserir o tema em disciplinas que fazem parte da matriz curricular de forma interdisciplinar", explicou o secretário.
Benefícios
A implementação da horta orgânica em escolas é um programa que promove diversos benefícios sejam eles relacionados à saúde ou ao meio ambiente. É através desse programa que as crianças interagem com a terra, fortalecendo as relações natureza-homem, e são levantados como economia sustentável, alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente.
Além desses benefícios, a horta também reduz o estresse; melhora o condicionamento físico pela boa alimentação e mantém a saúde do cérebro. "Os benefícios às crianças são inúmeros. O programa cria a responsabilidade nelas, uma vez que elas aprender a cuidar da horta; compreensão de causa e efeito, autoconfiança; raciocínio e descoberta; criatividade e amor pela natureza", explicou Eduardo Buarque, responsável coordenador de Campanhas de Educação Ambiental da Sema.