A tarde do último sábado (26) foi de caminhada para colaboradores da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). A Guarda Municipal, SMTT, Defesa Civil e a própria secretária Georlize Teles se uniram a centenas de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia na caminhada do projeto "Quebrando o Silêncio" que aconteceu na principal avenida do bairro Orlando Dantas.
Com o objetivo de alertar sobre os perigos da violência contra mulheres, idosos e crianças, o grupo empunhou faixas e cartazes e distribuiu panfletos de orientação e denúncia contra abusadores. A secretária Georlize aprovou a ação da igreja. "Um evento que dissemina e fomenta uma cultura de paz, uma cultura de não violência é muito importante. É importante porque, se acharmos que só quem constrói e quem nos dá segurança são as forças policiais, estamos extremamente equivocados. A sociedade precisa participar, precisa fazer isso que está acontecendo aqui, precisa construir e divulgar uma cultura de paz. A Igreja Adventista do Sétimo Dia está de parabéns por estender o convite a nós da Semdec e à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) através do Comitê de desarmamento", declarou Georlize.
A comunidade se juntou ao grupo e apoiou a iniciativa pelo fim da violência contra grupos vulneráveis. De acordo com o coordenador do evento, Flávio Costa, essa caminhada mostra o papel social desenvolvido pela igreja. "Somos motivados a realizar esse evento porque a Igreja Adventista está preocupada com essa questão social tão relevante. Já havíamos realizado em anos anteriores, porém, este ano buscamos parceiros importantes como a Semdec e a SSP, órgãos que lidam cotidianamente com vítimas de violência".
O Projeto
Quebrando o Silêncio é um projeto educativo e de prevenção contra o abuso e a violência doméstica promovido anualmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em oito países da América do Sul, (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai) desde o ano de 2002.
A Campanha tem o intuito de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo da violência, além de mobilizar autoridades, educadores e educandos, pais e filhos a fim de sensibilizá-los acerca da problemática apresentada.
Mais informações através do site: www.quebrandoosilencio.org