De 1º a 8 de agosto, os fonoaudiólogos da Saúde de Aracaju participam da Semana Mundial da Amamentação com o tema "Saúde, o seio da questão". Esta atividade realizada em todo o país promovida pelos Conselhos Regionais e Conselho Federal de Fonoaudiologia. Neste período, são realizadas ações socioeducativas com o intuito de divulgar a Campanha Nacional da Amamentação, ressaltar a importância e o papel do fonoaudiólogo para auxiliar a mãe a amamentar do bebê, esclarecendo também a relação da amamentação com a fala e a comunicação e quanto aos malefícios causados pelo uso prolongado de chupeta e mamadeiras.
De acordo com o fonoaudiólogo Arthur Marcelino, a amamentação é de extrema importância para bom desenvolvimento da comunicação oral e na prevenção de problemas de mastigação, deglutição e respiração. "A modernidade tem levado muitas mães a diminuir a oferta de seio materno, recorrendo ao uso de chupeta e mamadeiras. Hábitos repetitivos da chupeta podem causar, a depender da frequência e intensidade, alterações na arcada dentária como mordida aberta , alterações no padrão respiratório, alterações na fala", destaca.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os recém-nascidos recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de idade. Depois dos seis meses, o bebê deve começar a receber alimentação complementar segura e com os nutrientes adequados, juntamente com a amamentação.
O bebê precisa de estimulação e cuidado individualizado para começar a sugar. A mãe também deve ser orientada sobre as vantagens do aleitamento materno e sobre as formas e posições adequadas de oferecer o seio. O fonoaudiólogo tem papel essencial na equipe multiprofissional, ao contribuir para o desenvolvimento saudável da criança, o ganho de peso do recém-nascido e a diminuição do tempo de internação.
Confira a agenda de atividades:
Dia 4 de Agosto - 7h30 - 3° Região - USF Dr. Hugo Gurgel- Fga. Luciane Ribeiro.
Dia 4 de Agosto - 14h - 4° Região - UBS Edezio - Fga. Ângela Lúcia Marques de Oliveira
Dia 6 de Agosto - 8h - Centro de Especialidades Médicas da Crianças e do Adolescente (CEMCA/CEMAR- Siqueira Campos)- Fgo. Arthur Marcelino, Prof. Fga. Gregorina S. R. Rocha, estudantes de fonoaudiologia da UFS.
Dia 6 de Agosto - 14h - 1° Região- Associação Senhor do Bomfim- Barroso- USF Augusto Franco - Fga. Arlene Damasceno
Dias 7 de Agosto - 8h - 4° Região - UBS Fernando Sampaio -Fga. Angela Lucia Marques de Oliveira
Dia 8 de Agosto - 8h - 1° Região- Niceu Dantas- Mosqueiro- Fga. Arlene Damasceno
Dia 8 de Agosto - 7h30 - 6° Região - UBS Porto Dantas - Fga. Cristiane Oliveira