Sema e Emsurb recuperam canteiro no Bairro Salgado Filho

Meio Ambiente
06/08/2014 16h05
Início > Notícias > Sema e Emsurb recuperam canteiro no Bairro Salgado Filho

O descarte irregular de resíduos sólidos em área não licenciada é uma das grandes problemáticas ambientais que Aracaju enfrenta. Desde que foi criada, em fevereiro de 2013, a Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), vem realizando ações para coibir este tipo de irregularidade.  Um dos bairros que recebeu atividades educativas e fiscalizadoras foi o Salgado Filho. O constante despejo de resíduos sólidos em canteiros e canais era foco de reclamação dos moradores locais. Após inúmeras operações para coibir o descarte irregular no entorno do bairro, os moradores podem agora vislumbrar uma área arborizada.

"A Empresa Municipal de Serviços Urbanos transformou a área que antes acumulava entulhos em um canteiro arborizado. O grande problema da poluição e degradação do meio ambiente é a falta de sensibilização da população. A prefeitura está trabalhando para promover um meio ambiente equilibrado, mas é preciso que a população também faça sua parte, mantendo o espaço urbano limpo", declarou o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

Por mês, a Emsurb recolhe toneladas de resíduos sólidos descartados irregularmente em locais não licenciados pela Sema. A falta de compreensão da população, em assumir o compromisso de manter o ambiente limpo e equilibrado, tem gerado custos à prefeitura, que poderiam ser revertidos em ações para preservação e conservação de ecossistemas.  "O descarte de resíduos é um problema ambiental antigo, mas cabe à população entender que jogar lixo em áreas de encosta; corpos d'água; lotes vagos; passeios, vias e outras áreas públicas; áreas não licenciadas; áreas protegidas por lei ou por ato administrativo; áreas de preservação permanente e unidades de conservação, é crime ambiental", acrescentou o secretário.

Para denúncias, a Sema está localizada na Avenida Pedro Paes de Azevedo, 853, Salgado Filho (Antiga Escola Parque) e funciona das 8h às 17h de segunda à quinta-feira e das 8h às 14h na sexta-feira. Para mais informações ligar 3225-4150/ 3225-4178/ 3246-6461.

Clique aqui para denúncias de poluição sonora na capital.