Guardas municipais prestigiam celebração da Páscoa Militar

Guarda Municipal
06/08/2014 18h27
Início > Notícias > Guardas municipais prestigiam celebração da Páscoa Militar

Na manhã desta quarta-feira, 06, guardas municipais prestigiaram a celebração da Páscoa dos Militares, evento que relembra o período da II Guerra Mundial, quando oficiais da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ficaram impedidos de comemorar a Páscoa por estarem em campo de batalha. A missa foi realizada na Catedral Metropolitana de Aracaju e contou com a presença de integrantes das Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e das forças auxiliares - Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. A Guarda Municipal de Aracaju participou da celebração a convite do tenente coronel Ricardo Teixeira, chefe da 19ª CSM.

O diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, externou a satisfação de poder participar da celebração. "Entendendo que tal evento religioso é de suma importância para os militares, pois além de diuturnamente estarem enfrentando um combate direto à criminalidade também são cristão e devotos de Deus, tendo por conseguinte esse momento de reflexão religiosa em suas vidas".

História

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, quando os militares retornaram ao Brasil, o período da Páscoa já havia passado. Então, as Forças Armadas resolveram celebrar uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, para comemorar com seus familiares, mesmo fora do tempo pascal. Para conciliar o calendário com as escalas de serviço das Forças Armadas, convencionou-se que a Páscoa dos Militares seria no período diferente do tradicional. As celebrações acontecem em todas as capitais do Brasil e a data é determinada por cada região, de acordo com o Arcebispado Militar do Brasil, com sede na capital federal.