Secretaria da Defesa Social apoiará projeto Aracaju Acessível

Segurança Municipal e Cidadania
08/08/2014 18h05
Início > Noticias > 60462

Dentro da perspectiva de fomentar o desenvolvimento de ações para defesa da cidadania e dos direitos humanos, a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), apoiará o projeto Aracaju Acessível que visa sensibilizar e mobilizar a sociedade aracajuana para a promoção da acessibilidade nos seus diferentes segmentos.

 

O Aracaju Acessível é de autoria do vereador Lucas Aribé que apresentou o projeto à secretária Georlize Teles, com intuito de somar forças para promover uma programação especial em alusão ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento que acontecerá entre os dias 14 a 21 de setembro, contará com panfletagens, intervenções teatrais, oficinas, cursos de atendimento especial, exposições, seminário, passeio ciclístico entre outras ações que deverão movimentar a capital.

 

"O projeto tem o fito de conscientizar a população aracajuana sobre acessibilidade, sobre os direitos da pessoa com deficiência, da pessoa idosa e dos cidadãos em geral, fazendo com que todos possam falar, comentar, ler, discutir sobre o tema. Esse ano nós estamos trazendo como tema do projeto: "Práticas cidadãs de acessibilidade", saindo do que já existe no papel para mostrar o que existe de práticas aqui na nossa cidade", detalhou o vereador.

 

Atenta à relevância e o impacto do projeto na sociedade, a secretária Georlize Teles aprovou a iniciativa do vereador e se comprometeu em abraçar a causa. "O projeto Aracaju Acessível é de extrema importância para cidadania. Entendemos que defender a acessibilidade e colocar como um dos pilares da discussão o direito ao cidadão de ter acesso a todos os equipamentos sociais, a todos os mecanismos postos na sociedade é, sem dúvida nenhuma, garantir cidadania. Então, o projeto do vereador Lucas merece os nossos aplausos e o nosso apoio enquanto órgão público", destacou a secretária. 

 

Para dar início as ações de apoio ao Aracaju Acessível, Georlize Teles já acionou as equipes da Semdec, bem como os órgãos vinculados Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para planejarem as atividades e as respectivas participações durante a semana.