Saúde de Aracaju anuncia avanços na construção da USF Osvaldo Leite

Saúde
13/08/2014 17h10

A retomada da construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo leite, no bairro Santa Maria, está em ritmo acelerado. O valor total da obra é de 864.826,05 reais, sendo deste valor R$ 533.33,33 oriundos do Ministério da Saúde. O restante virá de recursos próprios da Prefeitura de Aracaju. A obra foi reiniciada no dia 24 de março, com entrega prevista para 300 dias após esta data.

De acordo com a arquiteta da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Saúde de Aracaju, Olga Letícia Dias, a USF Osvaldo Leite deverá contemplar um público de aproximadamente 12 mil moradores da região. “Já realizamos a fundação da obra, a estrutura da edificação e estamos finalizando a elevação das paredes. A USF terá uma área construída de 541.10 m², composta por com nove salas, uma sala de odontologia com dois gabinetes, sala de vacinação, ampla sala para reuniões e demais setores administrativos. O projeto foi pensado para atendermos muito bem os anseios da população,”, explicou Olga.

A USF Oswaldo Leite está incluída na 2ª região. Por ser uma área muito extensa, que compreende os bairros Santa Maria e o Conjunto Governador Valadares, na localidade funcionam duas outras USFs (Elizabeth Pita e Celso Augusto Daniel). Segundo a supervisora da região, Aline Aragão, os pacientes cadastrados para atendimento na USF Osvaldo Leite não ficaram desassistidos, passando a receber atendimento dentro da estrutura física da USF Elizabeth Pita, durante o período da tarde.

“Enquanto a construção não termina, dividimos a escala de atendimento da USF Elizabeth Pita para atendermos também aos pacientes da Osvaldo Leite. Na parte da manhã a equipe da Elizabeth realiza seu funcionamento normalmente, enquanto a equipe da USF Osvaldo Leite está em campo prestando auxílio à população com palestras, oficinas de higiene bucal nas escolas, etc. No período da tarde acontece o inverso, porém, em caso de necessidade, nossos profissionais abrem exceções e atendem os pacientes das respectivas Unidades em qualquer horário entre 7h e 17h”, informou Aline.