Sejesp construirá um Centro de Iniciação ao Esporte

Juventude e Esporte
13/08/2014 17h21

Começa a nascer em Aracaju um local totalmente voltado para o incentivo e desenvolvimento de atletas que pretendem praticar um esporte olímpico e paraolímpico. A praça Osvaldo Mendonça, no conjunto Bugio, é o local escolhido pela Prefeitura da cidade, através da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes (Sejesp), para a construção do Centro de Iniciação ao Esportes (CIE) em parceria com o Ministério dos Esportes.

A verba destinada para a construção do CIE está orçada em aproximadamente R$ 4 milhões, abrangendo uma área de 375 m². O complexo poliesportivo terá arquibancada com capacidade para 195 pessoas, pista de atletismo, setor de administração, sala de professor/técnico, chaveiros, vestiário, enfermaria, copa, depósito e sanitário público. O projeto terá três fases e, neste momento, está sendo concluída a primeira etapa de sondagem e fundação.

Para ajustar os detalhes da obra, o diretor de Esportes da Sejesp, Felipe Cabral, e a assessora Jurídica do mesmo órgão, Carol Bastos, estiveram reunidos com o representantes da Empresa Municipal de Serviço Urbano (Emsurb) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Geraldo Santana Oliveira e Élvia Vaqueiro, durante a manhã desta quarta-feira, 13.

"Esta semana o serviço de sondagem e fundação do terreno será concluído. Sendo assim ganhamos tempo e a empresa terá até o dia 29 para entregar o relatório do que foi feito, assim estamos atendendo aos prazos dados pelo Ministério. Por entender o impacto que o trabalho de construção traz para os frequentadores da praça, estivemos apresentando todo o projeto, juntamente com a associação de moradores, para os frequentadores do local", ressaltou Felipe Cabral.

Com experiência na captação de recursos, a chefe do departamento na Seplog demonstrou que está empenhada em estreitar os caminhos. "A Sejesp é uma parceira e nosso compromisso, desta vez, é caminhar juntamente com as demais parceiras e abrir os caminhos para que a população receba o Projeto CIE com a estrutura proposta. Assim poderemos contribuir com esta casa do desporto aracajuano", exclamou Élvia Vaqueiro.

Para contribuir na estruturação durante as etapas, Geraldo Santana, da Emsurb, apresentou sugestões e mostrou a importância de demarcar cada ação, além de garantir a fiscalização de toda a obra do CIE. "Sem dúvida estamos fiscalizando tudo para que não aconteça choque na hora de executar as etapas do modelo. Tenho acompanhado várias obras em Aracaju e não será diferente com o CIE. Para isto, a tomada de preços e os custos devem ser calculados com bastante precisão e estamos reunidos com este propósito, de trazer o que há de melhor nos equipamentos do complexo poliesportivo", reforçou o fiscal.

Debate

Para ouvir os populares o secretário, Carlos Eloy, estará na comunidade no próximo sábado, 16, atendendo a solicitação de quem pratica esportes na quadra e quer contribuir com o CIE de forma acolhedora. "Estamos caminhando para proporcionar o treinamento de todos os nossos esportistas. Isto é fruto da parceria com o Ministério dos Esportes que nos atendeu e está contribuindo para fazermos de Aracaju a capital dos esportes. O CIE é a concretização do sonho de todos os atletas que agora ganham todo aparato que os esportistas de ponta têm acesso nas grandes metrópoles. Estamos animados e empenados para, mais na frente, colhermos os frutos, colocando Aracaju no eixo dos centros de treinamento. Este é o nosso objetivo maior: oferecer as oportunidades, já que o talento é de cada esportista aracajuano", concluiu o secretário.