Defesa Civil Municipal vistoria estrutura de lojas no Centro

Defesa Social e Cidadania
14/08/2014 18h23

Visando garantir a segurança da população que transita e trabalha em lojas do centro da capital, a Defesa Civil de Aracaju começou nesta quina-feira, 14, através do seu corpo técnico, uma intensa vistoria, a fim de observar se as marquises dos imóveis comerciais se enquadram nas regras mínimas de segurança, no que se refere às questões estruturais dos edifícios, além de observar se foi feita as alterações pedidas mediantes a última inspeção feita no início do ano.

Quinze agentes de Defesa Civil vêm atuando na fiscalização, visitando continuadamente lojas para observar situações marquises irregulares com o intuito de prevenir riscos. "O intuito da Defesa Civil é fazer uma ação focada na prevenção de desastres. O trabalho é visual, pois vamos passando de loja em loja para verificar se a manutenção foi feita ou se precisa de alguma coisa. Na maioria dos casos a situação está ótima, tiveram poucos casos no qual tivemos que interditar o estabelecimento", informou o coronel Reginaldo Moura, coordenador-geral da Defesa Civil. 

Com a fiscalização, os técnicos vêm também analisando a questão da armazenagem de produtos em lojas do centro da capital e de outros bairros. "Avaliamos também a questão da armazenagem dos produtos, pois uma forma irregular de armazenar pode acarretar em incêndios. Procuramos sempre conversar com os gerentes, donos e dirigentes das lojas como uma forma de aconselhar e tentar fazer com que essa ação preventiva seja executada", destaca coronel Moura.

Ação

Tendo mais de um ano, o trabalho é feito pela equipe da Defesa Civil e é sempre executada após os períodos chuvosos.  Caso precise ter uma medida radical como notificar ou até interditar o local a órgão municipal pode acionar outros órgãos ou até o Ministério Público, numa inspeção que vai até dezembro.

Para o gerente da loja de departamentos do centro da cidade, Edvaldo Correia, é uma ótima ação. "É muito importante essa ação, porque é a segurança do funcionário da loja, cliente, transeuntes e a prefeitura tem que focar mesmo nesses casos, pois é uma das suas atribuições dela fiscalizar sempre essas irregularidades para a correção. É uma ação maravilhosa", comenta

O encarregado de obras de uma loja de calçados, Carlos Alberto Montenegro, afirma que fiscalizar é preciso, pois tem muitos locai com irregularidade. "Muitas marquises que estão irregulares e é um assunto sério, pois água em cima de marquise apodrece a ferragem e há possibilidade de cair a acontecer acidentes terríveis. Isso é muito correto, pois tem que fiscalizar todos os locais. Tanto o caso das marquises de plástico é perigoso, assim como a de alvenaria e devemos sempre estar atentos",

Já a gerente Silviana Barbosa, conclui que o trabalho é valioso, pois a questão é a vida das pessoas. "O mais valioso dessas ações é o cuidado com a nossa vida, pois estão avaliando a estrutura e segurança para nós que estamos aqui. Isso serve para prevenir futuros danos à vida das pessoas que aqui transitam".