Vice-prefeito e secretário de Saúde visitam mais uma USF

Saúde
18/08/2014 17h51

A manhã desta segunda-feira, 18, foi atípica na Unidade de Saúde da Família (USF) José Augusto Barreto, no bairro Japãozinho, Zona Norte de Aracaju. Logo nas primeiras horas do dia, num dos assentos enfileirados no centro da sala principal do posto de saúde, entre dezenas de moradores, todos à espera de suas respectivas vezes para serem atendidos, estava o vice-prefeito José Carlos Machado. Conversando com uma mãe e segurando na mão da criança que ela mantinha ao lado, o vice-prefeito ouvia as palavras da mulher e nos momentos de silêncio observava o ambiente com atenção.

A ida até a Unidade de Saúde fez parte da série de visitas que vêm ocorrendo gradualmente devido à preocupação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de seguir na busca pela garantia de uma saúde pública digna aos moradores da capital sergipana. E tal busca começa pela hombridade de reconhecer que há problemas e, a partir deste pressuposto, mapear o local estabelecendo o que precisa ser melhorado. E se apenas visitar não oblitera de pronto os problemas, é no entanto parte fundamental, o primeiro passo a ser dado no caminho cujo resultado esperado é o alcance de soluções. Esta foi a sétima visita a postos de saúde, e José Carlos Machado esteve, como em outras vezes, em companhia do secretário de Saúde Luciano Paz, tanto um quanto o outro não apenas ouvindo as críticas dos moradores como tomando nota para ações práticas.

Sob ventiladores de teto espalhados pelo ambiente no intuito de garantir o mínimo de conforto reconhecidamente merecido pelos moradores, constatou-se que a estrutura da Unidade não se apresenta como um dos problemas, mas a falta de alguns utensílios, sim, como lençol-toalha, por exemplo. Conferiu-se também a existência de sala sem ar-condicionado e dificuldades para marcação e liberação de exames.

Se o clima não foi de receptividade desde o princípio da chegada do vice-prefeito e do secretário de saúde, com moradores explicitando suas indignações e descontentamentos, logo foi posto em prática um diálogo franco entre eles e os representantes da PMA. Em uma das conversas, enquanto a interlocutora se queixava, entre outros fatores, da aparição do vice-prefeito e secretário de Saúde em época de eleição, José Carlos Machado esclareceu que nem ele nem Luciano são candidatos a nada, o que tranqüilizou Jaqueline de Moura Dias, moradora da Rua C, transformando sua expressão séria em um largo sorriso. Mãe de um garoto de quatro anos e grávida de seis meses, enquanto seu marido era atendido pelo dentista, em uma das salas da Unidade, a dona de casa de 25 anos teve a oportunidade de desabafar e explicar as necessidades não só dela como dos demais moradores. Perguntada se alguma vez vira algum secretário de Saúde ou vice-prefeito naquele posto, ela não precisou pensar duas vezes. "Não. Esta é a primeira vez", afirmou. Sentada em uma das cadeiras, findada a conversa com José Carlos Machado, Jaqueline fez um balanço da visita. "Agora, fico com mais esperança que as coisas melhorem", afirmou.

Maria Genalva, dona de casa de 52 anos e moradora da Rua G, também observava atentamente as palavras do vice-prefeito, bem como pontuava seus anseios. Desdobrando três papéis, ela revelou exames para os quais aguardava agendar exames, um para ela, um para o marido e um para a sobrinha. Com a ida de Luciano Paz e José Carlos Machado, Maria Genalva demonstrava no sorriso um voto de confiança. "Essa vinda deles é muito importante, me sinto mais tranquila. Acredito que vai ser feito alguma coisa por nós", comentou.

Era apenas mais um início de manhã de uma segunda-feira corriqueira, mas ao mesmo tempo singular. Quando o vice-prefeito se despediu dos munícipes e saiu porta afora, o lugar já não era mais o mesmo, porque pessoas como Jaqueline e Maria disseram tudo que tinham a dizer, lhes foi dado voz, e se antes só havia indignação e desespero, agora há algo de novo por vir, acreditam, algo de novo e bom para os aracajuanos do bairro Japãozinho.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Aracaju irá anunciar um pacote de medidas para melhorar a situação da Saúde municipal.